Hyundai revela plataforma modular robótica Plug&Drive para mobilidade ilimitada na CES 2022
A Hyundai Motor Company revelou na CES 2022 a plataforma modular Plug & Drive (PnD), que irá permitir a mobilidade de objetos tradicionalmente inanimados, desde pequenos objetos a grandes espaços comunitários. No evento, os líderes da Hyundai Motor e da Boston Dynamics apresentaram a sua visão partilhada para a robótica tanto no mundo real como no metaverso sob o tema “Expanding Human Reach”. A Hyundai Motor também revelou os seus planos para criar uma experiência de mobilidade avançada com base num ecossistema de mobilidade ilimitada “Mobility of Things” (MoT) e apresentou uma gama de robôs e conceitos robóticos.
“Estamos a direcionar toda a nossa engenharia robótica e esforços criativos para a construção do ecossistema Mobility of Things”, explicou Dong Jin Hyun, Vice-Presidente e Chefe do Laboratório de Robótica do Hyundai Motor Group. “O objetivo é que a robótica permita todo o tipo de mobilidade pessoal, como a
comunicação, o movimento e a execução de tarefas de forma autónoma.”
Movimento autónomo de objetos com a plataforma PnD
A plataforma modular PnD é uma solução de mobilidade completa que combina condução inteligente, travagem, tração elétrica na roda e hardware de suspensão. A única roda utiliza um atuador de direção para uma rotação das rodas de 360 graus, o que permite um movimento holonómico, à semelhança de um patinador artístico. Os sensores LiDAR e de câmara permitem que um objeto habilitado para PnD se mova de forma autónoma. Os módulos PnD podem ser acoplados a qualquer objeto, desde mesas a contentores, para uma mobilidade expansível. Os utilizadores podem selecionar várias configurações de utilização e tamanhos de plataforma, com base nas suas necessidades.
“A Plataforma PnD é adaptável e expansível para corresponder às necessidades humanas. Porque no mundo que virá, não vamos precisar de movimentar objetos – eles irão mexer-se à nossa volta”, afirmou Hyun. “A PnD torna móveis objetos que normalmente são inanimados. É esta caraterística que torna possível a transformação de qualquer espaço. É uma forma de configurar espaços conforme a necessidade”.
Hyun continuou a explicar que a PnD pode ser útil na partilha de escritórios, que se tornou num negócio milionário. A PnD permite às equipas – e até mesmo a empresas inteiras – modificar e utilizar o espaço de trabalho conforme pretendam, tornando possível o conceito purpose-built space (PBS). Com os módulos PnD, pode-se transformar todo um modelo de negócios ou até mesmo eliminar completamente os locais fixos.
A flexibilidade de condução da plataforma PnD também pode individualizar os transportes públicos para satisfazer necessidades específicas, tal como um módulo de mobilidade pessoal que se liga a uma unidade-mãe durante grande parte da sua viagem, mas que se pode separar durante a última parte do percurso para levar o seu ocupante diretamente ao seu destino final.
Na CES 2022, a Hyundai Motor exibiu um total de quatro modelos conceito de aplicação com base na plataforma modular PnD, incluindo o Personal Mobility, Service Mobility, Logistics Mobility e o L7 – todos eles inseridos num conceito Mobility of Things.
O conceito de Personal Mobility é uma aplicação baseada numa plataforma equipada com quatro módulos PnD de 5,5”. Com 133 cm de largura, 125 cm de comprimento e 188,5 cm de altura este Purpose-Built Vehicle (PBV) proporciona mobilidade de último quilómetro para um único passageiro. Está configurado para utilizar o espaço de forma eficiente, aplicando um método rotativo de abertura e fecho, sendo possível uma operação livre com um joystick inteligente instalado no lado direito do banco, sem necessidade de volante ou pedal.
Os conceitos Service Mobility e Logistics Mobility utilizam a mesma plataforma, tendo as dimensões de 130 cm de largura, 110 cm de comprimento e 180 cm de altura, com espaço de armazenamento que se abre e fecha como uma gaveta. O Service Mobility pode ser utilizado para diversas aplicações, tal como o transporte de bagagem dos clientes em hotéis, e o Logistics Mobility pode ser utilizado para o transporte de mercadorias a partir de armazéns. O conceito L7 fornece mobilidade extrema com um módulo PnD aumentado de 12 polegadas. Semelhante ao Personal Mobility, o assento roda, de forma que o passageiro possa entrar e sair facilmente, e pode ser operado livremente com um joystick.
Expandindo a atuação de robôs a locais exteriores com a MobED
Também na CES 2022, a Hyundai exibiu a pequena plataforma de mobilidade Mobile Eccentric Droid (Mobile Eccentric Droid) com o módulo Drive & Lift (DnL), uma solução robótica completa baseada num mecanismo de roda complexo que combina os sistemas de tração, direção e travagem numa única estrutura. Com o DnL montado em cada roda, o MobED pode elevar ou baixar a plataforma para que a carroçaria possa permanecer nivelada à medida que o MobED atravessa superfícies irregulares ou outros obstáculos, tais como degraus ou lombas de velocidade.
Concebida para uma versatilidade e modularidade totais, a MobED pode ser utilizada para várias aplicações, dependendo do dispositivo montado, e pode ser alargada tanto a variantes de sistemas tripulados como não tripulados. Com base na sua excelente manobrabilidade, a plataforma também pode ser utilizada em robôs de serviço que operem tanto no interior como no exterior.
A MobED mede 60 cm de largura, 67 cm de comprimento e 33 cm de altura e pesa 50 kg, tendo uma capacidade de bateria de 2 kWh. Com pneus de 12”, a sua velocidade máxima é de 30 km/h. A Hyundai Motor também exibiu um conceito de aplicação guia da MobED equipada com um ecrã para chamar a atenção de
pessoas, tal como visitantes numa atração pública.
A Hyundai Motor também se prepara para utilizar os módulos DnL em diversas aplicações, pois acredita que o módulo pode expandir o funcionamento do robô para locais exteriores
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024