Hyundai conquista 18 iF Design Awards em 2025, apresentando excelência em design em várias categorias
A Hyundai Motor Company, juntamente com o seu Robotics LAB, ganhou 18 prestigiados iF Design Awards para 2025, destacando a sua dedicação ao design inovador e sustentável em vários sectores.
Esta conquista da Hyundai sublinha a reputação da marca como líder orientada para o design, com 11 anos consecutivos de reconhecimento nos iF Design Awards, reforçando o seu foco nas futuras soluções de mobilidade.
“Este reconhecimento do iF Design Award é um testemunho da dedicação excecional demonstrada pela nossa equipa de engenheiros e designers visionários. Destaca a notável competitividade da identidade de design da Hyundai no mercado global”, afirmou SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Design Global da Hyundai e da Genesis.
Este ano, as vitórias da Hyundai Motor nos Prémios de Design iF abrangem um total de oito disciplinas e 12 categorias, destacando a amplitude da excelência de design da empresa, desde automóveis a comunicações de marca.
Destaques do Prémio iF Design 2025 da Hyundai
o Automóvel: IONIQ 9, PALISADE, INITIUM, Smart Taxi Indicator, Global EV Home Charger, E-pit EV Fast Charger, conceito DICE (Digital Curated Experience), conjunto Multi-Hanger
o Concept: Conceito SPACE (Spatial Curated Experience)
o Indústria: Robotics LAB’s X-ble Shoulder, robô industrial vestível
o Design de serviços: Serviço ACR (Robô de carregamento automático) da Robotics LAB
o Arquitetura de interiores: Design do stand “Inside the City of Ease” no CES 2024, IONIQ Lab
o Experiência do utilizador: Experiência de retalho robótica no IONIQ Lab
o Campanhas, filmes e vídeos: Campanha do Campeonato do Mundo Feminino da FIFA “How far we’ve come” (Até onde chegámos)
o Publicação: Livro de lançamento do novíssimo SANTA FE
o Branding: Criador de anúncios para concessionários Hyundai
O iF Design Awards, criado em 1954, é uma competição de prestígio no mundo do design. Todos os anos são avaliados cerca de 10.800 projetos de 72 países. Para ganhar, é necessário passar por um rigoroso processo de seleção em duas fases, que confirma a relevância e o impacto de um design. Todos os trabalhos premiados são apresentados nas plataformas digitais da iF Design.
Abaixo uma visão geral completa das vitórias da Hyundai Motor nos iF Design Awards 2025, incluindo os prémios Hyundai nas respetivas categorias (entre parênteses).
Hyundai IONIQ 9 (Automóvel)
Concebido com o equilíbrio perfeito entre desempenho aerodinâmico, espaço e estética, o novo Hyundai IONIQ 9, a ser apresentado nos próximos meses em Portugal, é um “Aerosthetic Lounge”. Combinando estética e funcionalidade, este modelo estabelece um novo padrão para os SUV de luxo com a sua abordagem sustentável e centrada no cliente.
Hyundai INITIUM (Automóvel)
O Hyundai INITIUM representa a visão da Hyundai Motor para um futuro sustentável movido a hidrogénio, incorporando força, resiliência e elegância. Com o conceito “Art of Steel”, o seu design enfatiza estruturas robustas e linhas limpas e poderosas que transmitem durabilidade.
Indicador de Táxi Inteligente (Automóvel)
O Indicador de Táxi Inteligente utiliza um novo método de instalação que não danifica o veículo, aumenta a conveniência da instalação, reduz o custo total de propriedade e proporciona uma melhor visibilidade da entrega de passageiros para evitar acidentes de micromobilidade.
Carregador doméstico global (automóvel)
Um carregador doméstico global compatível com os veículos elétricos Hyundai e Genesis em todo o mundo oferece uma experiência de carregamento inovadora com um design integrado, preços competitivos e uma potência de 22 kWh.
Carregador rápido E-pit EV (Automóvel)
Um carregador ultrarrápido tudo-em-um (com bateria integrada) para expandir e distribuir a linha de carregadores do Grupo, apresentando uma plataforma de carregador de ficha dupla com redução de custos e competitividade de qualidade.
SPACE (Conceitos de produtos)
O conceito SPACE (Spatial Curated Experience) é um sistema de mobilidade pública movido a hidrogénio, concebido para viagens sem restrições, incluindo para pessoas com dificuldades de mobilidade. Possui assentos adaptáveis e controlos de altura de acesso para várias necessidades dos utilizadores e os seus módulos renascem no final da sua vida útil em estruturas de pavilhão recicladas.
DICE (Automóvel)
A DICE (Digital Curated Experience) é uma plataforma de mobilidade pessoal movida a hidrogénio que integra IA e computação espacial para experiências de viagem personalizadas. Alimentada por células de combustível de hidrogénio, a DICE garante um funcionamento e segurança ecológicos. Com o seu ecrã OLED transparente e a interface RingPad, a DICE adapta-se perfeitamente às preferências individuais, melhorando os estilos de vida urbanos através de conetividade inteligente e materiais eficientes em termos de recursos.
Conjunto multi-suporte (automóvel)
O conjunto Multi-Hanger foi concebido para aumentar a capacidade de utilização do espaço interior de um veículo. Ao fixar o suporte principal entre os pilares do encosto de cabeça, os utilizadores podem montar um suporte para tablet ou um cabide.
X-ble Shoulder (Indústria)
O “X-ble Shoulder” do Robotics LAB foi concebido para reduzir os riscos de lesões dos trabalhadores e mantê-los saudáveis. Concebido para os trabalhadores do setor automóvel, que levantam frequentemente os braços acima da altura da cabeça mais de 3600 vezes por dia, este robô vestível apresenta um design minimalista para uma utilização fácil e confortável.
Serviço ACR (Design de serviços)
O serviço ACR (Automatic Charging Robot) do Robotics LAB, acessível a todos os utilizadores, incluindo os portadores de deficiência, utiliza a IA para avaliar o estado do estacionamento e carregar o veículo, quer este seja estacionado manualmente, por um robô de estacionamento automático ou de forma autónoma.
“Inside the City of Ease” na CES 2024 (Exposições comerciais)
Este stand de exposição incorpora a visão e as principais tecnologias da Hyundai Motor Company, apresentando um futuro espaço centrado no ser humano alimentado por energia de hidrogénio e transformação orientada por software através de uma exposição experimental da mobilidade futura.
Hyundai IONIQ Lab (Interiores do Showroom)
Sendo o primeiro centro de experiências IONIQ em Banguecoque, na Tailândia, o IONIQ Lab oferece um espaço onde os visitantes podem interagir com conteúdos tecnológicos e de estilo de vida relacionados com a marca IONIQ. Funciona como um centro de inovação, liderando o mercado de veículos elétricos (EV) da Tailândia.
Experiência de retalho robótica (experiência do utilizador)
O showroom do IONIQ em Banguecoque utiliza tecnologias robóticas, incluindo robôs industriais e de estacionamento para mostrar a plataforma E-GMP EV do Hyundai Motor Group, apresentando a tecnologia do IONIQ aos visitantes de uma forma lúdica e intuitiva.
Campeonato do Mundo de Futebol Feminino da FIFA “How far we’ve come” (Campanhas e Filme/Vídeo)
Esta campanha celebra os 130 anos de história do futebol feminino, mostrando o apoio da HMC e as conquistas alcançadas através da determinação e da paixão.
Livro de lançamento do novo Hyundai SANTA FE (Publicação)
Este livro conta uma história cativante do novíssimo SUV SANTA FE, incluindo a história das cinco gerações do modelo, delineando conceitos, esboços, produção em massa, filmagens de conteúdos de lançamento e, finalmente, o próprio evento de lançamento.
Criador de anúncios para concessionários de automóveis (Branding)
O Hyundai AD Creator é uma plataforma alimentada por IA que assegura a consistência da marca a nível global, enquanto atende aos concessionários de automóveis locais, permitindo aos utilizadores criar facilmente materiais de marketing de alta qualidade alinhados com as diretrizes da marca Hyundai.