A Hyundai revela o novo veículo elétrico fuel cell NEXO com um design inovador e tecnologia melhorada

A Hyundai Motor Company (HMC) apresentou, no dia 3 de abril, o novíssimo veículo elétrico a pilha de combustível (FCEV) Hyundai NEXO, um SUV de tamanho médio de vanguarda, no seu evento de lançamento global no Salão da Mobilidade de Seul, na Coreia. O lançamento representa um marco significativo na mobilidade a hidrogénio.

O novo Hyundai NEXO oferece flexibilidade, eficiência e segurança, o que o torna uma escolha interessante para os primeiros utilizadores de FCEV. Com a sua avançada tecnologia de pilha de combustível, o Hyundai NEXO não emite gases de escape.

A Hyundai tem como objetivo proporcionar mais de 700 km de autonomia com um carregamento de cinco minutos, enquanto a segurança tem sido um foco claro do desenvolvimento do novo Hyundai NEXO. A Hyundai tem como objetivo obter classificações de segurança de alto nível graças às caraterísticas de segurança abrangentes do novo Hyundai NEXO, garantindo a tranquilidade dos condutores e passageiros.

O Hyundai NEXO de segunda geração reflete a liderança da Hyundai Motor Company na mobilidade a hidrogénio e 27 anos de experiência em tecnologia de células de combustível. Este novo modelo também sublinha o compromisso da empresa com uma estratégia diversificada de eletrificação de veículos, que inclui não só veículos elétricos a bateria (BEV) e híbridos, mas também FCEV, oferecendo uma maior escolha ao consumidor.

Hyundai NEXO no Salão da Mobilidade de Seul 2025

O design exterior “Art of Steel” e o conforto interior melhorado contribuem para maior atratividade do novo Hyundai NEXO

Baseado no conceito INITIUM revelado em outubro de 2024, o novo Hyundai NEXO incorpora a nova linguagem de design “Art of Steel” da Hyundai, refletindo a força inerente e a as formas naturais dos materiais. Com o design do novo Hyundai NEXO, a resiliência e a versatilidade do aço proporcionam tensão e força, sendo as formas resultantes uma forma de arte.

O novo Hyundai NEXO apresenta um design robusto e sofisticado, com linhas arrojadas e uma estrutura sólida que criam uma imagem robusta, enquanto a secção transversal em forma de arco do veículo reforça a sua força. Os padrões de ranhuras horizontais do novo Hyundai NEXO nas portas realçam a durabilidade do veículo, com o design geral a adequar-se tanto a estilos de vida urbanos como ao ar livre.

O exterior do veículo é definido pelas suas lâmpadas “HTWO”, criando um design distinto específico para FCEV que combina ousadia com requinte, encapsulando perfeitamente a marca de hidrogénio HTWO do Hyundai Motor Group (HMG) e a sua mensagem “Hidrogénio para a Humanidade”. Os pontos luminosos 4 focos também asseguram que o novo NEXO é reconhecível como um Hyundai à noite.

O Hyundai NEXO de nova geração estará disponível em seis cores: Creamy White Pearl, Phantom Black Pearl, Amazon Gray Metallic, Ocean Indigo Matte, Ecotronic Gray Pearl e Goyo Copper Pearl. Esta última cor foi inspirada na natureza e na cultura da Coreia, incorporando a essência do “Koreanism”.

Com o nome da palavra coreana “Goyo”, que significa “sereno” ou “tranquilo”, esta cor capta um encanto único que combina a beleza tradicional da Coreia com uma estética moderna através do seu tom profundo e rico. O Hyundai NEXO utiliza um processo de pintura de três camadas, criando um efeito multidimensional em que a cor da carroçaria muda consoante o ângulo da luz e o ambiente circundante, realçando a presença distinta do veículo.

No interior, o Hyundai NEXO oferece um ambiente espaçoso, concebido para aumentar o conforto e a comodidade dos passageiros. O interior utiliza estofos de alta qualidade e macios com padrões que evocam o calor e o conforto de uma casa. Um ecrã curvo, centrado no condutor, controlos intuitivos e uma consola central tipo ilha com um impressionante espaço de arrumação são as principais caraterísticas. Os ecrãs digitais dos espelhos laterais integram-se perfeitamente no painel de instrumentos, maximizando a abertura e o carácter prático. Este design cria um “espaço mobilado” infundido com uma sensação de alta tecnologia, proporcionando uma experiência envolvente.

O novo Hyundai NEXO é mais comprido, mais largo e mais alto do que o seu antecessor, o que resulta num maior conforto para os passageiros e numa maior capacidade de carga traseira, com um máximo de 993 litros – o suficiente para acomodar até quatro sacos de golfe. A plataforma recém-implementada na área da bagagem foi concebida para permitir aos utilizadores selecionar e utilizar livremente acessórios adaptados às suas necessidades.

O interior também inclui bancos Premium Relaxation na primeira fila com apoios para as pernas. Os bancos da primeira fila têm encostos estreitos que facilitam uma melhor distância entre os joelhos e o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fila, cujo conforto é ainda mais favorecido pelos bancos ventilados que também oferecem um maior ângulo de reclinação em comparação com o Hyundai NEXO da geração anterior. O novo veículo proporciona também um maior espaço para a cabeça e para os ombros dos passageiros da segunda fila. As portas traseiras abrem mais do que na primeira geração, facilitando a entrada e saída, tornando o Hyundai NEXO uma escolha ideal para as famílias.

Encontram-se soluções de arrumação inteligentes em todo o habitáculo, nomeadamente na consola central, na área do painel de instrumentos e no revestimento das portas, o que aumenta ainda mais o carácter prático do novo Hyundai NEXO e proporciona mais comodidade aos passageiros. A iluminação ambiente ligada aos alertas de limite de velocidade na estrada contribui para a experiência premium do novo Hyundai NEXO, enquanto o teto panorâmico aumenta a sensação de espaço interior.

São utilizados materiais sustentáveis em todo o veículo, incluindo couro de processo biológico, couro PU biológico, tecido PET reciclado, tecido de linho, plástico biológico, pele TPO biológica, tinta biológica, espuma PU biológica e resíduos de plástico automóvel reciclados.

Hyundai NEXO no Salão da Mobilidade de Seul 2025

O novo sistema de células de combustível e as melhorias na cadeia cinemática proporcionam melhorias no desempenho

O novo Hyundai NEXO apresenta avanços significativos a nível da cadeia cinemática. Estes avanços centram-se na célula de combustível (FC) e nos sistemas de eletrónica de potência (PE), que foram melhorados para aumentar a potência e o desempenho.

Hyundai Portugal www.hyundai.pt
Um novo sistema de motor complementa estas melhorias, aumentando a potência do sistema PE e a capacidade da bateria. Como resultado, a potência total foi elevada de 135 kW para 190 kW, enquanto a potência da bateria duplicou de 40 kW para 80 kW. Estas melhorias contribuem para um tempo de aceleração 0-100 km/h mais rápido de 7,8 segundos, em comparação com os 9,2 segundos do anterior Hyundai NEXO, assegurando uma excelente aceleração e uma capacidade de ultrapassagem suave.

A pilha de células de combustível de hidrogénio fornece agora uma potência máxima de 110 kW, um aumento de 16%, enquanto o novo motor elétrico fornece até 150 kW. A pilha de células de combustível de hidrogénio também apresenta melhorias no funcionamento a baixa temperatura e na durabilidade, incluindo a membrana, e uma estrutura uniforme de desempenho da célula. A função anti-congelamento da pilha “Wake Up” e outras otimizações do sistema melhoram a condução a baixas temperaturas e a facilidade de arranque durante todo o ano.

Para além disso, o novo Hyundai NEXO oferece uma maior capacidade de armazenamento de combustível sem comprometer o espaço do habitáculo. A competitividade do sistema de autonomia totalmente elétrica (AER) é assegurada através de uma maior eficiência de combustível, bem como de uma maior capacidade do depósito de hidrogénio – que agora é de 6,69 kg, contra 6,33 kg na geração anterior do Hyundai NEXO – e de uma maior densidade de armazenamento de hidrogénio.

As melhorias aerodinâmicas, incluindo otimizações na parte inferior da carroçaria e melhorias na gestão do fluxo de ar, reduzem a resistência e melhoram a eficiência. O desempenho avançado do veículo em termos de ruído, vibração e aspereza (NVH) é reforçado por tecnologias como o controlo ativo do ruído na estrada (ANC-R) e pneus que absorvem o som, melhorando o refinamento do veículo – especialmente durante a aceleração e em estradas irregulares. Para melhorar ainda mais a facilidade de utilização, os modelos de especificação europeia do novo Hyundai NEXO oferecem uma capacidade de reboque de até 1.000 kg.

O sistema pioneiro e-Handling do novo Hyundai NEXO melhora ainda mais o desempenho da condução através do controlo do binário do motor para um melhor comportamento. Ao ajustar a potência do motor, o sistema otimiza a aderência, aumentando a resposta da direção e a estabilidade.

O novo Hyundai NEXO utiliza um Sistema Regenerativo Inteligente (SRS) para melhorar a experiência de condução, ajustando automaticamente a travagem regenerativa com base nos dados de navegação e na distância aos veículos da frente. Disponível a nível mundial, este sistema utiliza informação alargada do mapa para se adaptar às condições da estrada, tais como radares, curvas e lombas. Reduz a intervenção do condutor, gerindo automaticamente a desaceleração durante a marcha lenta, com definições ajustáveis da distância ao veículo.

Caraterísticas inovadoras e tecnologias avançadas melhoram a experiência do veículo elétrico a hidrogénio

O novo Hyundai NEXO oferece uma gama de caraterísticas centradas no consumidor, concebidas para tornar a experiência de condução elétrica a hidrogénio intuitiva e conveniente. O novo Hyundai NEXO possui uma alavanca de mudanças do tipo coluna que aumenta a comodidade do condutor e a facilidade de utilização da zona envolvente do habitáculo. A remoção da alavanca de mudanças tradicional permite um maior espaço interior e flexibilidade de design, proporcionando mais espaço de armazenamento na consola central.

O planeador de rotas FCEV do veículo ajuda os condutores a chegar aos seus destinos, incorporando as estações de carregamento necessárias nas rotas quando os níveis de energia são baixos. Recomenda estações, mostra o estado do combustível nos pontos de passagem e oferece informações em tempo real sobre as estações de hidrogénio. O sistema ajusta a distância até ao vazio com base na utilização do ar condicionado e apresenta um diagrama de fluxo de energia, o estado do depósito de hidrogénio e o modo de condução atual.

O sistema ccNC (Connected Car Navigation Cockpit) da NEXO apresenta um elegante ecrã curvo que combina um painel de informações do condutor de 12,3 polegadas e um monitor de infoentretenimento de 12,3 polegadas. O sistema suporta atualizações de software over-the-air (OTA) e inclui reconhecimento de voz com Inteligência Artificial (IA) generativa. O sistema de infoentretenimento do novo Hyundai NEXO oferece Apple CarPlay e Android Auto sem fios, juntamente com um sistema de som premium Audio by Bang & Olufsen com até 14 altifalantes.

A função de reconhecimento de voz IA generativa integra capacidades avançadas de IA no seu assistente de voz. Esta inovação visa aumentar a competitividade do produto, fornecendo respostas dinâmicas geradas por IA e entrando automaticamente no modo de conversação para uma interação perfeita. O sistema foi concebido para proporcionar uma experiência de utilizador única e envolvente.

O head-up display (HUD) projeta informações essenciais do veículo no para-brisas, reduzindo a distração do condutor e aumentando a segurança. Possui um ecrã de 12 polegadas que apresenta dados de condução autónoma, alertas de segurança do lado traseiro, um velocímetro e outras informações relevantes.

Localizado na consola central, o sistema duplo de carregamento sem fios permite o carregamento a alta velocidade de smartphones. Esta tecnologia suporta a comunicação NFC para a entrada sem chave Digital Key 2 e a funcionalidade de arranque do veículo. O sistema possui uma almofada de silicone integrada no carregador sem fios para evitar o movimento do smartphone em movimento e inclui uma ventoinha de arrefecimento para evitar o sobreaquecimento. A potência de carregamento USB é de 15 W, suportando o carregamento rápido de dispositivos móveis.

Tal como os BEV da HMC, o novo Hyundai NEXO possui uma função de vehicle-to-load (V2L) que fornece soluções de energia versáteis tanto no interior como no exterior do veículo. No interior, uma tomada na consola central permite aos utilizadores ligar dispositivos eletrónicos e eletrodomésticos, alimentados pela bateria de alta tensão do veículo. Da mesma forma, a função V2L exterior permite a utilização de dispositivos eletrónicos sem a necessidade de um conetor ou adaptador V2L separado, oferecendo capacidade de ligação direta.

O novo Hyundai NEXO possui um espelho central digital (DCM) que melhora a visibilidade traseira através da utilização de um sistema de câmara-monitor, oferecendo um campo de visão mais amplo, bem como uma melhor cobertura do banco e visibilidade noturna em comparação com os espelhos óticos tradicionais. Este sistema assegura uma melhor visibilidade traseira. Para manter esta visibilidade, o DCM inclui um sistema de limpeza que pulveriza o líquido de lavagem diretamente sobre a câmara.

Um sistema de espelho lateral digital (DSM) está disponível em vez dos tradicionais espelhos óticos em alguns mercados, oferecendo uma visão traseira mais ampla e clara. Melhora a deteção do ângulo morto horizontal, a visibilidade lateral dianteira e a visibilidade à chuva e em condições noturnas, em comparação com os espelhos convencionais. As principais funcionalidades incluem a expansão do ecrã em marcha-atrás, linhas auxiliares de mudança de faixa e integração com o monitor de ângulo morto (BVM) para uma melhor visibilidade na mudança de faixa.

A Built-in Cam 2 Plus oferece captura de vídeo de alta qualidade através das câmaras dianteira e traseira, incluindo capacidades de gravação de voz. Melhorada pela nova tecnologia e pelo feedback dos clientes, inclui uma função de deteção de movimento de estacionamento que pode funcionar até quatro dias. O sistema apresenta uma qualidade de imagem superior com uma câmara de elevada resolução pixel, permitindo aos utilizadores rever os vídeos.

O sistema de autenticação de impressões digitais no veículo oferece maior comodidade e segurança ao integrar a autenticação de impressões digitais como parte do sistema áudio, visual, de navegação e telemática (AVNT) topo de gama do novo Hyundai NEXO. Isto permite uma identificação rápida para pagamentos eletrónicos e identificação pessoal, e permite o arranque do motor sem chave utilizando apenas a impressão digital do utilizador. A substituição de um código PIN pela autenticação biométrica simplifica este processo.

A Digital Key 2 permite a entrada e o arranque do veículo através da comunicação sem fios com o smartphone, com controlo remoto de curto alcance e RSPA (Remote Smart Parking Assistance) 2. Os utilizadores podem registar e partilhar a “chave” com até 15 dispositivos, incluindo Apple Watches, e utilizar uma chave de cartão NFC associada a perfis personalizados. Oferece bloqueio/desbloqueio passivo das portas e bloqueio automático quando o condutor se afasta com uma chave autenticada.

O Sistema de Alerta de Ocupantes Traseiros foi concebido para evitar incidentes de segurança através da deteção de crianças deixadas no veículo. O sistema utiliza sensores de radar para detetar movimentos nos bancos traseiros e fornece avisos sonoros e visuais para notificar o condutor de quaisquer ocupantes deixados para trás.

As caraterísticas avançadas de segurança e assistência ao condutor proporcionam proteção e paz de espírito

O novíssimo Hyundai NEXO foi meticulosamente concebido para obter as melhores classificações de segurança nos principais programas globais de avaliação da segurança, refletindo o empenho da Hyundai em proporcionar um desempenho de segurança e proteção excecionais aos condutores e passageiros.

O veículo possui uma estrutura integrada e até nove airbags para a proteção dos passageiros e do depósito de hidrogénio do novo Hyundai NEXO. Está também equipado com as mais recentes tecnologias do Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) para prevenção de colisões.

O novo Hyundai NEXO é construído utilizando estampagem a quente e materiais de alta resistência para aumentar a rigidez da carroçaria e garantir uma forte segurança passiva através de uma proteção eficaz do espaço dos passageiros. Apresenta um desempenho de colisão de alto nível em todas as regiões da carroçaria e foi concebido para absorver e dispersar a energia da colisão, minimizando a deformação do compartimento dos passageiros.

A utilização de aço de ultra-alta resistência de terceira geração melhora significativamente a rigidez em comparação com o aço de primeira geração. As principais melhorias estruturais incluem componentes frontais reforçados, uma área lateral inferior estampada a quente de várias peças, uma trajetória de carga de colisão frontal melhorada e uma estrutura de trajetória de carga múltipla para impactos laterais.

As caraterísticas do ADAS incluem o Assistente de Travagem Autónoma de Emergência (FCA) 1.5/2. 0, Assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKA), Assistência à prevenção de colisão no ângulo morto (BCA), Aviso de saída em segurança (SEW), Assistência à saída em segurança (SEA), Assistência Inteligente ao Limite de Velocidade (ISLA), Alerta de Fadiga do Condutor (DAW), Monitorização do Ângulo Morto (BVM), Assistência de Máximos (HBA), Cruise Control Inteligente (SCC), Paragem de emergência, Cruise Control Inteligente com base na Navegação (NSCC), Assistência de Acompanhamento da Faixa de Rodagem 2 (LFA), Assistência à Condução em Autoestrada (HDA), Monitor de Visão Traseira (RVM), Câmara de Visão 360º (SVM), Assistência à Prevenção de Colisões por Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA), Aviso de Distância de Estacionamento Frontal/Lateral/Traseiro (PDW), Assistência à Prevenção de Colisões em Estacionamento Frontal/Lateral/Traseiro (PCA) e Assistência Remota Inteligente ao Estacionamento 2 (RSPA).

A Hyundai Motor Company lançou o novo filme de apresentação do NEXO, que mostra os principais atributos do produto. A Hyundai continuará a publicar conteúdos sobre o NEXO através do seu canal Hyundai Motor Worldwide no YouTube e noutras plataformas de redes sociais.

Chegando aos mercados globais no final deste ano (ainda por confirmar a presença nos diversos países europeus), o novo Hyundai NEXO é um testemunho da liderança da empresa no mercado global de hidrogénio. A Hyundai Motor Company continua a expandir a infraestrutura FCEV e a reforçar a sua posição no mercado como pioneira na mobilidade a hidrogénio sob a marca HTWO do Hyundai Motor Group e o seu compromisso de se tornar um fornecedor de soluções inteligentes em todo o espetro da mobilidade.

Nota: A disponibilidade do NEXO nos diferentes países a nível mundial, especificações e caraterísticas técnicas, incluindo dados gerais, energéticos do motor, da bateria ou de consumo, emissões ou outros, configuração do modelo, equipamentos incluídos de série ou disponibilizados como opção, bem como materiais e sistemas de auxílio e/ou conforto, podem diferir consoante opções locais ou legislação específica, pelo que se aconselha prévia confirmação junto do respetivo distribuidor/importador local, no momento da eventual comercialização do modelo no mercado em questão.