Hyundai Motor Group participa no desenvolvimento de um ecossistema de resíduos para hidrogénio

O Hyundai Motor Group (HMG) apresentou, a 15 de abril, planos de ação para estabelecer um ecossistema de resíduos para hidrogénio (W2H) na província de Java Ocidental, Indonésia, durante a Cimeira Global do Ecossistema de Hidrogénio realizada em Jacarta.

Na cimeira, o HMG revelou planos abrangentes para a iniciativa em parceria com o Ministério da Energia e dos Recursos Minerais da Indonésia (ESDM), o Ministério do Planeamento do Desenvolvimento Nacional (BAPPENAS) e a PT Pertamina (Persero), uma empresa estatal de energia da Indonésia.

Organizado pela Associação Indonésia de Células de Combustível e Energia de Hidrogénio (IFHE), o evento contou com a presença dos principais interessados, incluindo o Ministro da Energia e Recursos Minerais (ESDM), representantes do Ministério do Planeamento do Desenvolvimento Nacional (BAPPENAS) e executivos da Pertamina e do Hyundai Motor Group. Durante o evento, o ESDM apresentou o roteiro nacional do hidrogénio da Indonésia, enquanto o BAPPENAS delineou as políticas de hidrogénio para Nusantara, a nova capital do país.

Como parte da iniciativa, o HMG estabelecerá uma estação de reabastecimento de hidrogénio no local, utilizando a infraestrutura de gás natural comprimido (GNC) existente da Pertamina, com o objetivo de iniciar as operações até 2027. A estação será abastecida com hidrogénio de baixo teor de carbono produzido a partir de biogás proveniente do aterro Sarimukti, perto de Bandung, a capital da província de Java Ocidental.

Após a conclusão de um estudo de viabilidade técnica sobre o desenvolvimento do aterro de Sarimukti, o Grupo planeia iniciar a construção este ano. Para integrar as políticas e tecnologias avançadas de hidrogénio da Coreia no projeto, o HMG está a apoiar o esforço através de um consórcio de organizações e empresas coreanas líderes deste setor.

O roteiro sublinha os avanços significativos no compromisso do HMG para com as soluções sustentáveis de hidrogénio, conforme salientado pela administração em eventos na Indonésia e no estrangeiro. Também se alinha com os objetivos dos ministérios do governo central da Indonésia e está refletido no Roteiro Nacional do Hidrogénio e Amoníaco do país.

Hyundai Motor Group participa no desenvolvimento de um ecossistema de resíduos para hidrogénio

A Indonésia assinala o primeiro marco internacional na Iniciativa W2H

O aterro Sarimukti, na Indonésia, trata cerca de 80% das 1.500 toneladas de resíduos gerados diariamente em Bandung. Nos últimos anos, as comunidades vizinhas têm enfrentado repetidas catástrofes naturais – incluindo incêndios de grande escala, inundações e deslizamentos de terras – devido aos efeitos contínuos do aquecimento global e às condições climatéricas cada vez mais extremas.

Reafirmando o seu compromisso de responsabilidade social empresarial (RSE), o HMG estabeleceu uma parceria com a Good Neighbors para melhorar o acesso local à água potável e aos cuidados de saúde. Em colaboração com a Sejin G&E, o HMG planeia proteger o aterro sanitário de Sarimukti, prevenindo desastres e garantindo a segurança, enquanto extrai biogás para a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono através do reformador de metano a vapor da Hyundai Rotem.

A sólida parceria entre o Grupo e a Pertamina preparou o caminho para o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogénio abrangente, que inclui a disponibilização de terrenos para estações de reabastecimento, produção e transporte de hidrogénio e utilização de veículos.

Com um forte apoio dos principais organismos governamentais indonésios, esta colaboração não só aborda os desafios urgentes da gestão de resíduos, como também estabelece as bases para a produção de hidrogénio com baixo teor de carbono.

Melhorar o ecossistema W2H

Com base no seu modelo W2H de sucesso na Coreia, o Hyundai Motor Group está a lançar a sua primeira iniciativa no estrangeiro, na Indonésia. Após a conclusão da sua fábrica de veículos em março de 2022, o Grupo posicionou estrategicamente a Indonésia como uma porta de entrada chave para o mercado mais vasto da ASEAN.

O Grupo estabeleceu anteriormente uma parceria com os governos das cidades de Chungju, Cheongju e Paju, na Coreia, para fazer avançar o seu negócio de hidrogénio para circulação de recursos. Com base no sucesso da central de produção de hidrogénio a partir de resíduos existente em Chungju, o HMG está a expandir a iniciativa com novas instalações a abrir no final deste ano e no próximo, utilizando resíduos orgânicos e lamas de depuração.

Em janeiro de 2024, na CES em Las Vegas, o Hyundai Motor Group apresentou o seu roteiro W2H para a Indonésia, que se centra na produção de hidrogénio a partir de resíduos orgânicos. A iniciativa está a ser levada a cabo sob a marca comercial dedicada ao hidrogénio do Grupo, HTWO, que aproveita a sua experiência abrangente em toda a cadeia de valor do hidrogénio, desde a produção e armazenamento até ao transporte e utilização.