A Hyundai celebra a estreia mundial da Nova Geração Hyundai Santa Fe
A Hyundai celebrou no passado dia 22 a estreia mundial da quarta geração Santa Fe na cidade de Goyang, nos arredores norte de Seul. Com base no sucesso dos seus antecessores, a Nova Geração Hyundai Santa Fe combina as mais recentes inovações tecnológicas da Hyundai com um interior espaçoso e intuitivo.
Esta nova geração representa o compromisso contínuo da Hyundai em disponibilizar automóveis inovadores e com design de classe mundial. A produção do novo Santa Fe terá início no segundo trimestre de 2018 e ficará disponível no início do segundo semestre de 2018.
“A quarta geração Santa Fe dá continuidade à história de sucesso mundial do modelo. O primeiro Santa Fe representa a base da herança SUV da Hyundai”, afirmou Byung Kwon Rim, vice-presidente executivo da Hyundai Motor Company. “A Hyundai preocupa-se verdadeiramente com o bem-estar dos seus clientes. Oferecemos equipamentos de segurança ativa inovadores e exclusivos assim como quotas de habitabilidade absolutamente referenciais no segmento.”
A Hyundai tornou-se uma marca estabelecida no segmento dos SUV desde o lançamento do primeiro Santa Fe em 2000. É a referência da herança SUV da Hyundai e a quarta geração Santa Fe continuará a impressionar os clientes com um design premium, interior espaçoso e tecnologia avançada.
Design premium
O design da quarta geração Santa Fe está associado à identidade do design da família SUV da Hyundai. Tem uma aparência moderna e elegante complementada pelos grupos óticos apelativos e pela grelha dianteira em cascata característica da Hyundai. O design exterior é caracterizado por uma postura ampla e robusta e um visual atlético e arrojado. As linhas refinadas reforçam a posição do veículo como uma referência na gama SUV da Hyundai.
Design exterior
A frente apresenta a grelha dianteira em cascata complementada pelos dois grupos óticos – um design que inclui luzes LED de circulação diurna posicionadas por cima dos faróis LED. O caráter dinâmico da lateral é aperfeiçoado por uma linha do tejadilho elegante e uma linha lateral arrojada que vai desde os faróis até às luzes traseiras. A traseira cria uma postura confiante e estável com faróis traseiros únicos e um para-choques impressionante.
As dimensões exteriores tornam a aparência do Santa Fe ainda mais proeminente. Com 4770 mm de comprimento, 1890 mm de largura e uma distância entre eixos de 2765 mm, o Santa Fe tem uma postura ainda mais robusta na estrada e proporciona níveis de conforto superiores a todos os ocupantes.
Design interior
O Santa Fe tem uma arquitetura interior refinada e ergonómica. A excecional relação entre design e funcionalidade combina a qualidade premium com um layout horizontal e visibilidade melhorada. A visibilidade para a retaguarda é melhorada através de um vidro lateral traseiro maior, cujo tamanho foi aumentado 41% em comparação com o modelo da geração anterior.
Os condutores e os passageiros da frente poderão usufruir do apoio das extensões dos bancos dianteiros. Os 10 ajustamentos elétricos permitem encontrar a posição ideal.
O novo Santa Fe aumenta o conforto dos passageiros nos bancos da segunda e terceira filas, inclusive o dos adultos. Na segunda fila, o espaço para as pernas aumentou 38 mm e o banco é 18 mm mais alto. O novo sistema de rebatimento dos bancos com um só toque, facilita o acesso dos ocupantes à 3ª fila de bancos. O espaço em altura na terceira fila também aumentou 22 mm.
A capacidade da bagageira foi igualmente aumentada, proporcionando flexibilidade para responder a todas as necessidades diárias.
Tecnologias de segurança pioneiras na indústria
A Hyundai preocupa-se verdadeiramente com o bem-estar dos seus clientes. Para cumprir as normas de segurança mais elevadas, a quarta geração Santa Fe oferece o melhor pack de segurança da sua classe e funcionalidades de segurança pioneiras na indústria. Todas as características fazem parte das tecnologias de segurança ativa e assistência à condução Hyundai SmartSense™.
O sistema inovador de Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros monitoriza os bancos traseiros para detetar a presença de passageiros e alerta o condutor quando ainda existem passageiros no banco traseiro quando este sai do veículo.
O sistema de Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma é uma estreia na Hyundai. Quando o condutor fizer marcha-atrás em zonas com pouca visibilidade, o sistema, para além de avisar o condutor de aproximação de veículos na retaguarda, trava automaticamente.
O Safety Exist Assist previne acidentes quando os veículos se aproximam de trás trancando as portas, temporariamente, antes da sua abertura, para que os passageiros possam sair em segurança.
Controlo de binário variável com HTRAC
O HTRAC desenvolvido pela equipa interna da Hyundai baseia-se na tecnologia de tração integral que controla variavelmente a potência das rodas. O nome é a combinação do H de Hyundai e da primeira parte da palavra “tração”. O controlo de binário variável HTRAC permite uma manobrabilidade ágil e uma melhor aplicação de binário dependendo da aderência dos pneus e da velocidade do veículo.
Em combinação com os modos de condução, o HTRAC melhora a aceleração, a estabilidade e a eficiência do combustível. O sistema aumenta a tração em condições de neve, gravilha e em superfícies de estrada regulares ao mesmo tempo que melhora o desempenho nas curvas. O rácio de distribuição do binário muda com os modos de condução e é apresentado no painel de instrumentos. No modo Sport, o HTRAC proporciona uma melhor capacidade de aceleração com uma distribuição do binário até 50% pelas rodas traseiras. No modo de conforto, o HTRAC oferece uma maior estabilidade com uma distribuição do binário até 35% pelas rodas traseiras. No modo Eco, o HTRAC possibilita uma melhor eficiência de combustível ao enviar potência principalmente para as rodas dianteiras. Em pisos escorregadios, o sistema distribui automaticamente a potência pelas quatro rodas.
Condução e manobrabilidade
A estratégia de desenvolvimento da suspensão e direção do novo Santa Fe consistiu em melhorar a resposta e a estabilidade do veículo, melhorando ao mesmo tempo o conforto e diminuindo os níveis de ruído.
A suspensão proporciona uma sensação de condução mais suave ao reduzir o impacto e a vibração durante a condução em estradas acidentadas. A suspensão foi reforçada e colocada na vertical para permitir distâncias de deslocação mais longas e um maior conforto de condução.
Os amortecedores verticais externos otimizam a responsividade e a estabilidade melhorando, ao mesmo tempo, os níveis de ruído, vibração e firmeza durante a condução. O ruído da estrada é reduzido através do reforço da chapa do piso e da inclusão de mais materiais no tapete.
A opção de suspensão autonivelante da carga permite controlar a altura de condução contínua independentemente da carga do veículo através de um controlo autónomo de amortecimento e nivelamento.
Conectividade e proteção
O novo Santa Fe oferece funcionalidades de conetividade avançadas aos clientes para melhorar a fácil integração de smartphones, tornando a sua utilização mais intuitiva e segura durante a condução.
Os clientes podem escolher entre três sistemas:
– O sistema de infotainment de 8 polegadas inclui todas as funcionalidades de navegação, multimédia e conectividade, suportando o Apple CarPlay e o Android Auto. Para melhorar o funcionamento do veículo, o sistema integra uma câmara de marcha-atrás com linhas de guia dinâmicas e visão do atrelado.
– O sistema Display Audio permite que os passageiros passem a ver o conteúdo dos seus smartphones num ecrã de 7 polegadas através do Apple CarPlay e do Android Auto. O sistema Display Audio possui também uma câmara de marcha-atrás com orientações dinâmicas e visão do atrelado.
– Adicionalmente, existe um novo ecrã informativo TFT a cores de 7 polegadas localizado no centro do painel de instrumentos entre os dois mostradores.
Head-up display com luminosidade líder na sua classe
Pela primeira vez num SUV da Hyundai, o Santa Fe apresenta um Head-Up Display (HUD) que projeta informação relevante da condução para o para-brisas. Isto permite um reconhecimento mais rápido da informação ao mesmo tempo que mantém o condutor atento à estrada.
Com uma imagem projetada de 8 polegadas a dois metros de distância e luminosidade líder na sua classe com mais de 10 000 candela por metro quadrado, o novo HUD garante a melhor visibilidade em diferentes condições de luminosidade. O HUD pode ser ajustado em ângulo e altura para garantir a melhor visibilidade consoante as necessidades de cada condutor. O HUB permite uma condução segura através da exibição de informação como velocidade, comandos de navegação e nível do combustível, assim como avisos das funcionalidades de segurança ativa e assistência à condução.
Carregamento sem fios por indução
Para garantir que os telemóveis dos ocupantes do veículo nunca ficam sem bateria, o Santa Fe apresenta uma estação de carregamento sem fios por indução (standard Qi) para telemóveis. O estado de carga do telemóvel é visualizado através de uma pequena luz indicadora. Para garantir que o telemóvel não fica esquecido dentro do veículo, o display central no painel de instrumentos apresenta um lembrete quando o veículo é desligado. O Santa Fe vem também equipado de série com uma porta USB e uma porta AUX.
Hyundai SmartSense: nível mais elevado de segurança ativa
A nova geração Santa Fe inclui as mais recentes funcionalidades de segurança ativa e assistência à condução Hyundai SmartSenseTM para cumprir os padrões de segurança mais elevados: Radar de Ângulo Morto, Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma, Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem, Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros, Safety Exit Assist e Sistema de Informação da Velocidades Máxima.
O sistema pioneiro na indústria de Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros protege as crianças
O novo sistema de Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros é a mais recente adição aopacote de funcionalidades de segurança ativa SmartSenseTM da Hyundai. O sistema de Alerta de Passageiros nos Bancos Traseiros monitoriza/deteta se os bancos traseiros estão ocupados e alerta o condutor quando ainda existem passageiros no banco traseiro quando este sai do veículo.
A presença de um sensor ultrassónico permite monitorizar os bancos traseiros para detetar os movimentos de crianças ou animais. O sistema permite que os condutores não se esqueçam de verificar os bancos traseiros através de uma mensagem no display central do painel de instrumentos depois de desligar o veículo. Se o sistema detetar movimento nos bancos traseiros depois de o condutor trancar o veículo, a buzina toca e as luzes piscam. O sistema também é ativado quando as crianças se trancam acidentalmente dentro do veículo.
Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma
O sistema de Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma alerta o condutor e trava automaticamente o veículo para evitar colisões quando os veículos se aproximam da lateral ou quando fazem marcha-atrás em áreas estreitas com pouca visibilidade. Ao utilizar radares nas extremidades traseiras, o sistema analisa uma área de 180 graus na retaguarda do veículo. O sistema de Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Travagem Autónoma é ativado quando é engatada a marcha-atrás.
Safety Exit Assist
O Safety Exit Assist previne acidentes quando as portas são abertas e se aproxima um veículo pela retaguarda. Com o radar, o sistema deteta a aproximação de veículos e alerta o condutor quando a porta é aberta (portas sem bloqueio de segurança para crianças). Quando o condutor tenta destravar as portas com bloqueio de segurança para crianças e o sistema deteta a aproximação de tráfego, o veículo mantém o bloqueio de segurança para crianças e emite um aviso acústico.
Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões
A Nova Geração Hyundai Santa Fe esta equipada com Travagem Autónoma de Emergência (FCA) com deteção de peões, uma característica avançada de segurança ativa que alerta os condutores para situações de emergência, travando de forma autónoma em caso de necessidade. Com sensores de radar frontal e de câmara, a Travagem Autónoma de Emergência funciona em três etapas. Após alertar o condutor visual e acusticamente, o sistema passa então a controlar o travão de acordo com o nível do perigo de colisão e aciona a força de travagem máxima para evitar a colisão ou minimizar os danos quando a colisão é inevitável. O sistema é ativado quando um veículo ou peão é detetado pelo sensor frontal a uma velocidade igual ou superior a 10 km/h.
Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem
O Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem alerta o condutor durante manobras perigosas a mais de 60 km/h ao detetar a posição do veículo. É emitido um alarme antes da deslocação do veículo por cima das linhas brancas, cinzentas e azuis, bem como marcadores rodoviários. O sistema alerta também o condutor acústica e visualmente antes de corrigir a direção para orientar o condutor de volta a uma posição segura.
Radar de Ângulo Morto
Através da utilização do radar, o Detetor de Ângulo Morto monitoriza as extremidades traseiras e, no caso de ser detetada a presença de um veículo, exibe um alerta visual nos espelhos retrovisores exteriores. Se o condutor ativar depois os indicadores de mudança de direção, é emitido um sinal sonoro. Isto também se aplica a situações de mudança de faixa de rodagem em que é detetado um veículo.
Nível mais elevado de segurança passiva
A Nova Geração Hyundai Santa Fe beneficia de uma maior robustez através da utilização de aço de elevada resistência, absorção de energia de elevado impacto e deformação minimizada para proteger os passageiros em caso de colisão.
A segurança passiva é melhorada através de uma maior robustez da carroçaria para proteger os passageiros em caso de colisão. Graças à utilização de estampagem a quente numa área alargada, juntamente com diâmetros de soldadura maiores, o peso geral do veículo é reduzido ao mesmo tempo que proporciona uma resistência à colisão de alto nível. O Santa Fe inclui mais aço de elevada resistência (57%) do que qualquer outro veículo Hyundai, ou seja, 15% mais do que o modelo anterior.
No interior do Santa Fe estão instalados seis airbags – dois airbags frontais, dois airbags laterais e dois airbags de cortina desde a primeira até à segunda filas – que permitem proteger o condutor e os passageiros.
*As características do produto mencionadas acima poderão variar consoante o país.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024