Hyundai SANTA FE conquista Prémio de Design “Red Dot”
A Hyundai Motor Company reafirmou a sua liderança global em design ao ganhar o prestigiado prémio “Red Dot 2024” com o SANTA FE, na categoria Design de Produto: Automóveis e Motociclos.
Ao conquistar um dos três principais prémios de design do mundo, a Hyundai demonstra a excelência do seu design centrado no condutor e orientado para o estilo de vida.
“Sentimos um enorme sentimento de honra ao sermos reconhecidos pelo Prémio de Design “Red Dot” por este veículo e inovações significativas”, afirmou SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Design Global da Hyundai. “Este reconhecimento é um testemunho da dedicação excecional demonstrada pela nossa equipa de designers visionários, que colocaram a sua paixão e empenho inabaláveis neste projeto, juntamente com os nossos engenheiros no centro de I&D. Este prémio destaca, também, a notável competitividade da identidade de design da Hyundai no mercado global.”
Com o seu conceito de design “Open for More”, o novo SANTA FE de quinta geração está totalmente preparado para atividades ao ar livre, oferecendo um espaço na traseira do veículo líder no seu segmento, possibilitado pela sua distância entre eixos alargada e pela abertura ampliada da porta da bagageira. Esta distância entre eixos mais longa facilita, também, o aumento do número de lugares na terceira fila, assegurando uma viagem confortável.
O novíssimo SANTA FE apresenta uma silhueta distinta, proporcionada pela sua longa distância entre eixos e ampla área da porta da bagageira. A frente do veículo cria uma grandeza expressiva com o seu capot alto, faróis em forma de H, e guarda-lamas robustos. Os elementos de design em forma de H reinterpretam o emblema “H” da Hyundai. A distância entre eixos alongada acomoda uma linha de tejadilho arrojada, mais volume em torno dos guarda-lamas, cavas das rodas bem definidas e jantes de 21”. A traseira do veículo é equilibrada e simplificada com os faróis traseiros em forma de H.
O interior oferece um espaço generoso e uma ‘sensação de terraço ao ar livre’ sempre que a porta da bagageira está aberta. Os bancos rebatíveis da segunda e terceira filas proporcionam um espaço interior líder na sua classe. O interior requintado realça as linhas horizontais e verticais com um design em H. As funcionalidades de alta tecnologia incluem um ecrã curvo panorâmico e duplo carregamento sem fios. No interior são também incorporados materiais sustentáveis, incluindo plástico reciclado e couro sintético. As cores do interior e do exterior são inspiradas na luz natural, trazendo inspiração e vitalidade à vida quotidiana e às aventuras.
A Hyundai também ganhou um prémio “Red Dot” na categoria de Design de Produto: Equipamento Exterior e de Campismo, com a sua “Multi-Lantern”. Este produto versátil combina duas funcionalidades de forma a satisfazer as diferentes necessidades dos utilizadores. Funciona como uma lanterna portátil para atividades ao ar livre e pode também transformar-se numa luz ambiente quando utilizada com um difusor de luz translúcido.
A “Multi-Lantern” reflete o objetivo da empresa em criar produtos que os utilizadores apreciarão durante muito tempo, incorporando materiais familiares que ajem como características de design que proporcionam um visual atualizado. Para a “Multi-Lantern”, os designers utilizaram a “Horongbul”, uma luz tradicional coreana que transmite, visual e simbolicamente, uma sensação de estabilidade e calor aos utilizadores através da sua forma e elementos visuais.
A “Multi-Lantern” possui uma interface intuitiva e fácil de utilizar, que dá prioridade à comodidade e à facilidade de utilização. O seu funcionamento é simples, descartando configurações complicadas e baseando-se em apenas um botão. As suas funcionalidades práticas incluem carregamento USB tipo-C e carregamento sem fios. Quando totalmente carregada, a “Multi-Lantern” pode fornecer um brilho máximo durante até cinco horas e um brilho mínimo durante até 35 horas.
Para garantir a durabilidade e a versatilidade, a “Multi-Lantern” foi certificada como sendo à prova de pó e à prova de água, com uma classificação IP65. Esta certificação garante que o produto pode resistir a ambiente externos adversos e a condições climatéricas inclementes sem qualquer problema.
Organizado pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, o Prémio “Red Dot” é dos maiores concursos de design do mundo. O prémio divide-se em três categorias diferentes: Design de Produto, Design de Marca, e Comunicação e Conceito de Design. O Prémio de Design “Red Dot” convida designers, estúdios de design, empresas e universidades a desafiarem o status quo e a apresentarem os seus conceitos e protótipos a um painel internacional de especialistas em design. Mais informações sobre o “Red Dot” aqui.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024