Hyundai começa os testes com o Veloster N ETCR
- Hyundai Motorsport começou a testar o Hyundai Veloster N ETCR, o primeiro projeto elétrico da empresa
- O carro completou dois dias de testes no circuito de Hungaroring perto de Budapest para dar início ao seu programa de desenvolvimento antes da estreia em pista, marcada para 2020
- Apresentado no IAA em Frankfurt no início deste mês, o Hyundai Veloster N ETCR será a base para o novo pilar da Hyundai Motorsport, a expansão para as corridas de elétricos
A Hyundai Motorsport completou o primeiro teste em pista com o novo Veloster N ETCR, o primeiro carro de corrida elétrico da empresa.
O novo carro de corrida da marca esteve dois dias no circuito de Hungaroring perto de Budapeste, no passado fim de semana, num teste sem complicações. Os dias passados no circuito – parte integrante dos calendários de WTCR e TCR Europa da FIA – permitiram aos engenheiros conhecer melhor o chassis num circuito técnico, e começar a domar a potência do motor elétrico montado no centro do carro para maximizar a sua performance e eficiência.
Ao conjugar a experiência já adquirida com os campeões i30 N TCR e Veloster N TCR, o objetivo é produzir mais um forte concorrente integrar a categoria ETCR no próximo ano.
Revelado no início deste mês no IAA de Frankfurt o Veloster N ETCR é o primeiro carro de corrida elétrico desenvolvido pela Hyundai Motorsport. A configuração de motor central e tração traseira também são estreias para a equipa com sede em Alzenau, na Alemanha. Com as baterias instaladas na parte inferior do design e suspensão de braço duplo, o chassis é radicalmente diferente de qualquer projeto anterior na Hyundai Motorsport, o que torna ainda mais importante cada sessão de treinos.
Espera-se que este projeto assente a base para o novo pilar da empresa enquanto expande para a esta nova tecnologia que é extremamente importante para a gama atual da Hyundai. O desenvolvimento do Veloster N ETCR também vai ajudar a marca a conduzir o desenvolvimento dos próximos carros elétricos de alta performance.
Estes dias na Hungria foram apenas o começo de um extenso programa de testes que terá lugar nos próximos meses. Cada sistema do carro será escrutinado e aperfeiçoado durante o período de desenvolvimento para permitir à marca uma forte entrada na grelha de partida do ETCR 2020.
O diretor de equipa da Hyundai Motorsport Andrea Adamo afirmou: “O primeiro teste de qualquer projeto é sempre uma data muito significativa, mas com o Hyundai Veloster N ETCR esta teve ainda mais importância. É o nosso primeiro carro de corrida elétrico, e o primeiro chassis que desenvolvemos para motor central e tração traseira. Com o i30 N TCR e o Veloster N TCR já mostramos que somos capazes de produzir carros muito bons, mas agora temos muito a aprender antes do início das corridas em 2020. Os próximos meses vão ser atribulados – temos essencialmente dois desafios; temos que aperfeiçoar o chassis, e também aprender a utilizar a energia das baterias e motor de forma eficiente. Em todo o caso, estou confiante de que com o programa de teste que temos pela frente os nossos engenheiros serão capazes de mais um carro de corrida campeão.”