Hyundai e Tate anunciam a inauguração do Centro de Investigação Hyundai Tate: Transnational

Hyundai e Tate anunciam a inauguração do Centro de Investigação Hyundai Tate

 

A Hyundai e o Tate anunciaram o lançamento de uma nova e importante iniciativa de investigação – o Hyundai Tate Research Centre: Transnational. O crescimento da coleção, das exposições e dos programas do Tate nas duas últimas décadas permitiu a criação de plataformas abertas, inclusivas e mais representativas do seu público ao estabelecer ligações entre artistas internacionais. O centro de investigação terá como base o trabalho inovador do Tate na expansão das suas coleções e programas além da Europa e da América do Norte. O Hyundai Tate Research Centre: Transnational transformará a forma como o Tate cresce e partilha conhecimentos sobre várias histórias de arte com pessoas e organizações em todo o mundo.

O apoio da Hyundai ao centro de investigação teve início em janeiro deste ano e dura até dezembro de 2024, em paralelo com o projeto Hyundai Comission que data já de 2015. Ao longo deste período, o centro de investigação irá acolher vários eventos de investigações, incluindo simpósios anuais, seminários e workshops, o que vai facilitar a investigação coletiva e o intercâmbio intelectual. O centro de investigação vai contribuir para a pesquisa coletiva e a partilha de conhecimentos e vai permitir ainda a criação de cinco curadorias na equipa do Tate Modern, aprofundando assim a pesquisa no próprio museu, o que reflete as perfectivas transnacionais. Foi criado um programa de bolsas de viagem para apoiar a participação de curadores e académicos em início de carreira em conferências internacionais. O trabalho no Hyundai Tate Research Centre vai aumentar significativamente: a Asia e as comissões de aquisições do Tate passam a considerar práticas globais e multidisciplinares como o foco das obras de artes e artistas. Além de reforçar a estratégia de aquisição internacional e as práticas coletivas do Tate, será criada uma página Web dedicada aos resultados e materiais de investigação e atualizada regularmente, bem como a publicação de seis artigos do Tate em seis anos.

Wonhong Cho, Vice-Presidente Executivo da Hyundai, afirmou que “O Hyundai Tate Research Centre: Transnational não só vai trazer vantagens significativas e duradouras ao Tate, como também vai criar uma comunidade mais ampla de investigação e de museus em todo o mundo cuja responsabilidade é explorar a condição transnacional. Vivemos num mundo diversificado que está mais interligado do que nunca através da tecnologia e da comunicação social. Este projeto vai explorar a forma como as parcerias com terceiros podem transformar a investigação e como as relações que foram negligenciadas podem proporcionar uma nova forma de enquadrar a história.”

Frances Morris, Diretor do Tate Modern, afirmou: “Este projeto visionário, ao reconhecer o movimento e o intercâmbio, a migração forçada e voluntária e a experiência de diáspora como aspetos centrais da arte moderna e contemporânea, enriquecerá o nosso programa de exposições, aquisições e apresentações de coleções, além de nos ajudar a partilhar e a estabelecer uma ligação mais profunda com o trabalho de muitas instituições em todo o mundo. Queremos reforçar o nosso compromisso para com a exploração de várias histórias de arte, além da Europa Ocidental e da América do Norte ao mostrar que a arte, os movimentos artísticos e as respetivas histórias estão interligados muito além do respetivo país de origem. Este novo apoio generoso da Hyundai vai permitir-nos realizar investigação original nesta área, colaborar com colegas internacionais e trazer novos membros para a equipa do Tate, fazendo com que este trabalho seja essencial para as atividades do Tate.”

O Tate Modern e o Museu de Arte Moderna de São Francisco estão a colaborar numa grande exposição de Nam June Paik que, além de ser exposta em Londres e São Francisco, será também exposta em Amesterdão, Chicago e Singapura. Ao apresentar Paik como um artista que trabalhou em todo o mundo e cujo trabalho transpôs fronteiras e identidades nacionais através da utilização de meios populares, tais como a música, o vídeo e a televisão, esta exposição será representativa da abordagem do Hyundai Tate Research Centre: Transnational.