Hyundai Hydrogen Mobility conquista prémio suíço Watt d’Or na categoria “Energy-efficient Mobility”
A Hyundai Hydrogen Mobility, uma joint venture entre a Hyundai Motor Company e a empresa Suíça H2 Energy, e os seus parceiros foram recentemente distinguidos com o Watt d’Or, um prémio que reconhece inovações energéticas na Suíça, na categoria “Energy-efficient Mobility”.
A Hyundai Hydrogen Mobility aluga camiões para serviços pesados movidos a hidrogénio – Hyundai XCIENT – a operadores comercias de veículos pesados, através de um regime de pagamento mediante o uso, o que significa que não há investimento inicial para os clientes da frota comercial. Os seus parceiros juntaram- se à Hydrospider AG para produzir hidrogénio de forma ecológica, garantindo assim um fornecimento constante.
Ao recorrer ao hidrogénio no transporte comercial, a Hyundai demonstrou que esta tecnologia não só está pronta para ser aplicada na vida real, como também pode ser um modelo de negócio viável. Esta abordagem envolve uma cooperação entre os diferentes parceiros, com cada componente individual da cadeia de energia – desde a tecnologia até à produção de energia – cuidadosamente planeada e coordenada. O objetivo não é apenas ser financeiramente viável, mas também ser ecológico e livre de emissões.
“Estamos muito orgulhosos pelo reconhecimento do Departamento Federal de Energia suíço quanto ao nosso esforço em estabelecer a primeira rede comercialmente viável de hidrogénio livre de emissões”, afirma Mark Freymüller, CEO da Hyundai Hydrogen Mobility. “A Hyundai sempre defendeu que o futuro da mobilidade tem de resultar de uma mistura de tecnologias diferentes, com os veículos a hidrogénio a assumirem um papel preponderante, juntamente com os veículos elétricos tradicionais. Estamos felizes por podermos demonstrar essa visão, que é uma realidade aqui na Suíça e esperamos continuar a fazê-lo no futuro.”.
A Hyundai vê o hidrogénio como um componente vital do futuro da mobilidade, juntamente com os veículos elétricos. Isto pode ser demonstrado na perfeição na mais recente aplicação da tecnologia fuel cell da Hyundai: o Hyundai Veloster ETCR, o automóvel elétrico de desporto motorizado, alimentado pelo seu Hydrogen Generator. Esta solução vai ser uma fonte de carregamento elétrico sustentável para automóveis de corrida, através do recurso ao hidrogénio como forma de armazenamento.
Para a Hyundai Motor Company, este reconhecimento é mais uma afirmação da estratégia global de hidrogénio da empresa. Este projeto na Suíça é um exemplo de como a Hyundai procura lançar as bases para uma sociedade a hidrogénio. Com o aumento simultâneo da disponibilidade de reabastecimento e com os avanços feitos na tecnologia fuel cell, a empresa planeia produzir 700 mil unidades anualmente, até 2030, sendo que 500 mil serão para aplicar ao setor automóvel. Adicionalmente, o pilar “H2 Solution”, que representa o compromisso da Hyundai Motor Company em promover a tecnologia fuel cell, foi recentemente adicionado ao Strategy 2025 roadmap. A empresa anunciou ainda que vai distribuir mais de 6 mil milhões de euros para o desenvolvimento da tecnologia fuel cell.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024