Hyundai investe na Realidade Aumentada
A Hyundai anunciou novo investimento estratégico na start-up “deep tech” suíça WayRay AG. O objetivo é acelerar o desenvolvimento do sistema de navegação holográfico de realidade aumentada (RA), de forma a implementá-lo nos futuros veículos da marca produzidos em série já a partir de 2020.
Com esta parceria, a Hyundai dá mais um passo para a mobilidade do futuro, enquanto oferece aos condutores mais valor, combinando tecnologia de ponta com sistemas de infotainment integrados no veículo.
“A WayRay possui conhecimentos excecionais no desenvolvimento de hardware e software para sistemas holográficos RA. A colaboração Hyundai/WayRay vai ajudar-nos a criar um ecossistema completamente novo que aproveita a tecnologia RA para otimizar os sistemas de navegação, e estabelecer uma plataforma RA para a cidade e mobilidade inteligentes – são estes os novos interesses comerciais da Hyundai que vão proporcionar uma inovadora experiência ao cliente”, afirmou Dr. Youngcho Chi, Diretor de Inovação e Vice Presidente Executivo da Hyundai Motor Group.
As soluções holográficas RA da WayRay criam uma verdadeira experiência de realidade aumentada, na qual os objetos virtuais estão perfeitamente integrados no habitáculo. A tecnologia da WayRay apresenta um sistema de projeção mais pequeno do que os Head-Up Displays (HUD) convencionais disponíveis no mercado, mas oferece uma imagem mais nítida e pode ser instalada em praticamente todos os automóveis
O campo de visão extremamente amplo permite visualizar mais objetos virtuais a uma distância confortável para o condutor. Não há limites para os parâmetros relativos às dimensões do display, sendo possível projetar uma imagem em todo o para-brisas dianteiro. Esta tecnologia pode também ser integrada nas janelas do veículo, de forma a oferecer aos ocupantes diversos serviços de infotainment. Atualmente, não há mais nenhuma tecnologia com estas capacidades.
Realidade aumentada em automóveis
As possibilidades de utilização desta tecnologia nos automóveis são infinitas. As informações relativas ao transito podem ser apresentadas na estrada através do para-brisas – assim, os condutores mantêm-se atentos à estrada, aumentando a segurança na condução. É possível obter itinerários otimizados com base na velocidade do automóvel, incluindo informações em tempo real relativas a passadeiras, peões, estradas e sinais de perigo.
No futuro, esta tecnologia poderá apresentar ao condutor ainda mais informações relativas ao ambiente em seu redor, quando integrada com a tecnologia de condução autónoma hiperconectada à estrada e aos veículos circundantes.
A WayRay foi fundada em 2012 e posicionou-se rapidamente como a empresa líder mundial em tecnologia holográfica RA. A empresa tem sede na Suíça e o seu centro de I&D opera na Rússia.
“Enquanto empresa ‘deep tech’, estamos empenhados na criação de inovações fundamentais que nos levem para além de sistemas holográficos RA e novas interfaces”, afirmou Vitaly Ponomarev, CEO da WayRay. “Estamos muito satisfeitos por sermos considerados um parceiro de confiança capaz de ir ao encontro dos elevados padrões estabelecidos por investidores como a Hyundai”.
A Hyundai está a criar parcerias em diversas áreas para continuar a fortalecer tecnologia essencial para a condução autónoma e para explorar novas oportunidades de negócios na infraestrutura da cidade inteligente.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024