Hyundai Motor revela mais detalhes sobre a tecnologia Hidden Lighting exclusiva do Novo Hyundai Tucson
A Hyundai Motor divulgou novos detalhes sobre a sua tecnologia Hidden Lighting exclusiva, que fez recentemente a sua estreia na Europa, no lançamento do Novo Hyundai Tucson.
A maioria dos concept cars projetados pelas marcas destacam-se através dos designs vívidos e de alta tecnologia. No entanto, a maioria desses modelos não chegam à produção massificada. O Novo Hyundai Tucson, por sua vez, tem uma aparência semelhante ao concept SUV Vision T da Hyundai, que foi apresentado no Salão do Automóvel de Los Angeles em 2019. O Hyundai Vision T despertou a atenção do público por transmitir a nova filosofia de design “Sensuous Sportiness” da Hyundai e uma grelha dianteira arrojada integrada com os Grupos Óticos Paramétricos Ocultos.
Primeira tecnologia Hidden Lighting da Hyundai
Em 2019, o Palisade, o SUV porta-estandarte da Hyundai a nível mundial, tornou-se no primeiro veículo, da marca sul coreana, a ser equipado com a tecnologia Hidden Lighting. Os seus longos grupos óticos traseiros verticais estão ligados a um adorno cromado. Normalmente, esta aplicação é apenas um dos muitos elementos de design que adiciona um efeito tridimensional, no entanto quando os grupos óticos estão ligados, emitem raios subtis de iluminação LED brilhando suavemente. Esses primeiros grupos óticos ocultos foram introduzidos, sobretudo, por motivos estéticos, conferindo beleza às luzes traseiras do Hyundai Palisade.
Tecnologia Hidden Lighting para luzes de circulação diurna
Mais tarde nesse mesmo ano, outro modelo, a oitava geração do Hyundai Sonata, tornou-se no primeiro Hyundai a apresentar a tecnologia Hidden Lighting nos grupos óticos dianteiros. Os designers do Sonata, igualmente orientados pela filosofia de design “Sensuous Sportiness”, encontraram uma nova forma de ocultar as luzes em LED na aplicação em cromado. Conseguiram-no aplicando superfícies cromadas no interior das luzes de circulação diurna (DRLs) do Hyundai Sonata, que se assemelham a um adorno cromado normal quando as luzes estão apagadas. Esta concretização foi possível graças a um processo de “gravação a laser”, que gravou o cromado sobre o LED em diferentes intensidades e intervalos. Os DRLs do Hyundai Sonata fornecem maior visibilidade devido à área de emissão de luz mais ampla através da aplicação da tecnologia Hidden Lighting.
Tecnologia Hidden Lighting no Novo Hyundai Grandeur
Desde então, a Hyundai expandiu a aplicação da tecnologia Hidden Lighting através do Novo Grandeur, outro modelo disponível fora da Europa. Este tornou-se no primeiro veículo Hyundai a incorporar a tecnologia Hidden Lighting na grelha dianteira.
No entanto, ao contrário do Sonata, as luzes ocultas do Novo Hyundai Grandeur tinham que cumprir certos requisitos de segurança. Embora a iluminação oculta do Sonata corresponda a um forte propósito de design, as novas luzes ocultas do Grandeur também servem como DRLs, bem como luzes indicadoras, onde a visibilidade é fundamental.
Os Grupos Óticos Paramétricos Ocultos do Novo Hyundai Tucson
A característica mais diferenciadora do Novo Hyundai Tucson diz respeito à reprodução perfeita do design frontal arrojado e futurista do concept Vision T. Quando as luzes são apagadas, a dianteira do veículo surge coberta por padrões geométricos escuros, sem distinção entre a grelha e as luzes de circulação diurna em LED perfeitamente integrados.
As novas luzes de circulação diurna em LED do Novo Hyundai Tucson são cerca de cinco vezes maiores que as do Novo Grandeur. De forma a alcançar uma forte primeira impressão, a Hyundai utilizou a tecnologia de iluminação de última geração “half-mirror”. Este processo envolveu a aplicação de uma camada fina de revestimento de metal no interior das lentes exteriores. Quando as luzes de circulação diurna são ligadas, a grelha cromada escura parece transformar-se num formato de jóias, criando a impressão de um elemento atraente com uma aparência elegante.
A estrutura das Luzes Ocultas do Novo Hyundai Tucson
À medida que o novo método de construção foi sendo aplicado, os engenheiros da Hyundai verificaram continuamente a sua fiabilidade, procedendo às melhorias necessárias. Através da configuração de condições ambientais virtuais adversas, variando as fontes de calor dentro e fora dos faróis, foi possível testar a existência de fissuras e expansão de calor. Os engenheiros aplicaram materiais de níquel-cromo para fornecer resistência ao calor, enquanto usavam cores escuras cromadas subtis na grelha dianteira para garantir durabilidade e sombra. Como resultado, as Luzes Ocultas do Novo Hyundai Tucson conseguem suportar condições ambientais adversas.
O aumento da quantidade de eletricidade também significa um aumento da temperatura no interior dos grupos óticos. Em resposta a isso, a Hyundai introduziu a tecnologia de proteção contra sobreaquecimento (OHP). Este sistema utiliza um sensor de temperatura para evitar danos. Se o sensor detetar calor excessivo, reduz imediatamente a quantidade de energia para regular a temperatura do módulo da lâmpada, fornecendo uma rede de segurança que consegue satisfazer o design, função e durabilidade da lâmpada, sem afetar o brilho.
Tecnologia Hidden Lighting nos grupos óticos traseiros do Novo Hyundai Tucson
Os designers do Novo Hyundai Tucson também aplicaram a tecnologia Hidden Lighting nos grupos óticos traseiros. Surgem como componentes triangulares dispostos nos dois lados das luzes traseiras. As lentes cinza-translúcidas bloqueiam parcialmente a luz externa quando os grupos óticos são desligados.
No entanto, o método de implementação diferia do utilizado nas luzes de circulação diurna, que usavam a tecnologia “half-mirror”. A lente exterior dos faróis traseiros foi transformada com o uso de lentes translúcidas e escuras com uma taxa de penetração relativamente baixa. Os designers da Hyundai completaram a aparência dos novos grupos óticos traseiros exclusivas do Novo Hyundai Tucson com padrões triangulares.
A Hyundai pretende aplicar a sua tecnologia Hidden Lighting e a tecnologia LED “half-mirror” a mais modelos no futuro. Em particular, a nova técnica de transformação pode ser usada em grupos óticos muito maiores, como, por exemplo, os do Novo Hyundai Tucson. A marca sul coreana espera, assim, que os futuros veículos autónomos tenham a capacidade de enviar informações diretamente através dos seus grupos óticos para os veículos próximos e também para os peões. Ao levar a tecnologia Hidden Lighting do concept Vision T para um patamar superior, o Novo Hyundai Tucson demonstra que um design elegante só pode ser alcançado através da evolução tecnológica.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024