Hyundai Motorsport: A vitória no Rali da Austrália e o balanço da temporada WRC FIA 2017
O fim-de-semana do Rali da Austrália permitiu que a Hyundai Motorsport tirasse conclusões bastante positivas acerca da temporada de 2017. Com quatro vitórias, a equipa duplicou o seu recorde, com 91 vitórias em etapas o que representa um notável aumento de 47 vitórias quando comparado com o ano de 2016.
A Hyundai Motorsport alcançou a sua quarta vitória no Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2017 num dia marcado por muita chuva e uma Power Stage repleta de emoção, que acabou por tornar o último dia do Rali da Austrália verdadeiramente fascinante. A equipa belga composta por Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul enfrentou condições difíceis para conseguir alcançar a vitória, preservando assim o seu segundo lugar no Campeonato de Pilotos.
Hayden Paddon e Seb Marshall desfrutaram do seu melhor dia do fim-de-semana, terminando na terceira posição e registando o seu segundo pódio da temporada.
Notas da dupla: Neuville/Gilsoul (#5 Hyundai i20 Coupé WRC)
Com a sua quarta vitória da temporada, Neuville e Gilsoul, confirmaram o seu estatuto de dupla mais vitoriosa de 2017. Apesar de não terem ganho o título do Rali de Pilotos, os belgas demonstraram ser uma verdadeira ameaça ao longo dos eventos, e terminaram a temporada com estilo.
Neuville comentou: “Esta vitória é especial e dedico-a toda a equipa. Todos trabalharam arduamente durante toda a temporada. Nem sempre foi fácil, mas a equipa nunca desistiu e como tal agradeço a todos o excelente trabalho, não só aos que estão nos ralis mas também a todos aqueles em Alzenau. Perdemos o campeonato, mas terminamos em segundo lugar e isso é uma enorme motivação para a próxima temporada. Esta última manhã foi complicada e não quisemos correr muitos riscos, por isso ter arrecado a quarta vitória da temporada foi fantástico. Foi realmente a melhor forma de terminar a temporada. Por agora, podemos desfrutar deste momento antes de orientarmos a nossa atenção para o próximo ano.”
Notas da dupla: Paddon/Marshall (#4 Hyundai i20 Coupé WRC)
Esta temporada foi difícil para Paddon que obteve o seu melhor resultado no Rali da Polónia (com um 2ª lugar), mas o terceiro lugar obtido no Rali da Austrália certamente dará um consolo ao neozelandês e ao seu navegador Seb Marshall. Uma vitória alcançada na longa etapa SS18 Bucca16 permitiu que a dupla reiterasse o progresso alcançado neste fim-de-semana.
Paddon comentou: “Tem sido uma temporada difícil para mim. Pelo menos fomos capazes de terminar o ano com um resultado positivo. Nunca quisemos alcançar o pódio por causa de um azar de algum piloto e é uma pena o que aconteceu com Jari-Matti, mas este é um bom resultado para nós depois de um ano tão difícil. Existe luz ao fundo do túnel no que respeita à melhor forma de lidarmos com o carro. Encontramos algumas respostas neste fim-de-semana e esse era o objetivo principal. Tivemos alguma sorte com as condições meteorológicas nesta manhã, uma vez que evitamos a pior chuva de Bucca e conseguimos alcançar a vitória nessa etapa. No geral, o carro adaptou-se melhor com algumas das alterações. Temos vindo a reunir informações tendo em vista o futuro e fomos capazes de terminar em terceiro lugar e obter o segundo pódio da temporada.”
Notas da dupla: Mikkelsen/ Jæger (#6 Hyundai i20 Coupé WRC)
Mikkelsen e Jæger têm vindo a demonstrar potencial com a Hyundai Motorsport nos últimos três ralis. Os eventos permitiram que o norueguês se adaptasse ao seu novo ambiente com vista a preparar a campanha da temporada de 2018.
Mikkelsen referiu: “Foi dececionante termos de nos afastar da liderança deste rali na manhã de sábado. Dito isso e olhando para as condições que tivemos de enfrentar nesta manhã, teria sido um desafio defender essa mesma liderança. Tivemos algum azar com a chuva nas primeiras etapas. Mesmo com os limpa para-brisa no máximo, não conseguíamos ver praticamente nada. Mesmo assim conseguimos terminar a Power Stage. Independentemente do resultado deste fim-de-semana apresentamos um bom ritmo. Estes últimos três ralis com a Hyundai Motorsport têm sido uma experiência valiosa. Sei que estou no lugar certo tendo em vista a próxima temporada; o carro e a equipa são fantásticos. Iremos manter os nossos dedos cruzados para um forte campeonato no próximo ano.”
Chegou assim ao final a temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) FIA com a gala de entrega de prémios realizada no Museu de Arte Contemporânea de Sydney.
Depois de uma recente vitória impressionante e um duplo pódio no Rali da Austrália, os pilotos da Hyundai Motorsport receberam numerosos prémios nesta gala, incluindo o prémio “Most Stage Wins” arrecadado por Thierry Neuville. O belga foi ainda homenageado com o prémio “Cortina Timing Feat” pela sua performance no Power Stage do Rali da Argentina. Hayden Paddon recebeu o prémio “Social Media” pelo conteúdo online publicado a seu respeito durante a temporada.
O Diretor da Equipa Michel Nandan faz uma análise retrospetiva da temporada de 2017.
Michel, de que forma resume a temporada de 2017 da Hyundai Motorsport?
“Resumidamente posso dizer que, de uma maneira geral, a temporada de 2017 teve boas performances, mas oportunidades perdidas. Iniciámos o ano com novas normas e com um carro novo, o Hyundai i20 Coupé WRC, e por isso foi sempre difícil prever onde é que os pilotos seriam competitivos. Alguns consideraram-nos favoritos, mas sabemos que nem sempre o que preveem corresponde à realidade. O resultado final pode não ter sido aquele que desejávamos, mas saímos desta temporada muito unidos enquanto equipa.”
Começando pelos aspetos positivos, o que retém de 2017?
“Assegurar quatro vitórias, o máximo alcançado pela equipa numa só temporada, e ver o nosso Hyundai i20 Coupé a destacar-se e por vezes até mesmo a dominar. As nossas duplas adaptaram-se rapidamente ao novo carro e Thierry Neuville conseguiu estar muitas vezes nos lugares da frente. Dani e Hayden também tiveram alguns momentos próximos ao nível de performance de Thierry enquanto Andreas conseguiu destacar-se nos três eventos realizados connosco. Independentemente de alguns desafios enfrentados, a equipa demonstrou potencial, adquiriu uma vasta experiência e acima de tudo realizou um ótimo campeonato. Competimos na frente contra uma forte concorrência.”
Quais foram os principais problemas para a equipa?
“No geral, apresentamos alguma inconsistência de um rali para o outro. Fomos competitivos, mas ocorreram alguns erros em diversas áreas, os quais combinados ajudaram na perda do campeonato. As nossas duplas também são as primeiras a admitir que existiram erros ou falta de confiança em certos momentos da temporada. Tudo ajudou, mas não estamos a culpar ninguém. Precisamos de aperfeiçoar alguns aspetos e é nisso mesmo que nos focamos para enfrentar a temporada de 2018.”
O que achou da competição?
“Desde o início do ano que esta foi uma temporada fascinante para o WRC. Isso deve-se à M-Sport, Toyota e Citroën. Foi sem margem para dúvidas uma competição muito renhida e que ninguém previa, depois de tantos anos a ser dominada por um só fabricante. Nunca pensamos que o campeonato estaria entregue à M-Sport. Estas batalhas despertaram o melhor de todos nós e mantiveram-nos na luta até ao final. O jogo está aberto para 2018!”
Olhando para 2018, qual é a estratégia?
“As corridas que vimos no Rali do País de Gales e no Rali da Austrália foram encorajadoras, com muitas das nossas duplas a lutarem pelos lugares da frente. Isto é o que queremos ver em 2018, ou seja, puxar pelos nossos rivais até ao limite até ao final das provas. Precisamos de aperfeiçoar os problemas que foram observados com o carro – insegurança e inconsistência – enquanto continuamos a fazer as muitas coisas que temos vindo a fazer de modo adequado – excelente trabalho de equipa, dedicação e determinação. Esperamos que seja outra temporada fascinante, mas uma que nos dê ainda mais vitórias e uma oportunidade de conquistar o campeonato. Pessoalmente estou ansioso pelo Rali de Monte-Carlo.”
Rumo a 2018!
Embora a temporada de 2017 tenha terminado, as dúvidas já começam a surgir no que respeita ao Campeonato do Mundo de Ralis FIA 2018, o qual terá início com o Rali de Monte-Carlo a decorrer a 25-28 de janeiro. A temporada será oficialmente lançada num evento especial que decorrerá no Autosport International Show em Birmingham, Reino Unido, quinta-feira dia 11 de janeiro.
Hyundai Motorsport – Dados da Temporada de 2017
13 rounds do campeonato
4 vitórias (Rali da Corsega, Rali da Argentina, Rali da Polónia, Rali d Austrália)
1 vitórias de 1º e 2º lugares (Rali da Polónia)
12 pódios individuais
4 pódios duplos (Rali da Corsega, Rali de Portugal, Rali da Polónia, Rali d Austrália)
91 vitórias em etapas
56 pontos na Power Stag
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024