Hyundai vai permitir a cada passageiro ouvir música de forma isolada sem necessidade de utilizar auriculares
A Hyundai revelou, pela primeira vez, o seu Sistema de Som Next Generation, a tecnologia Separated Sound Zone (SSZ) que permite a cada passageiro do veículo personalizar o seu próprio audio stream, ou seja, pode escolher tudo o que quer ouvir – música, chamadas em modo mãos livres e alertas de condução – mantendo o veículo um espaço social no qual os passageiros podem conversar livremente.
A tecnologia SSZ cria e controla os campos acústicos do carro, permitindo ao condutor e a cada passageiro ter um campo sonoro isolado, o que consequentemente lhes permite ouvir sons de forma isolada. Os vários microfones instalados no veículo foram desenvolvidos com tecnologia que usa princípios científicos que permitem reduzir e aumentar os níveis das ondas sonoras. Assim, a sobreposição de sons não acontece, ou seja, o som que se ouve num dos lugares não se sobrepõe aos outros, o que cria um efeito semelhante ao do sistema de cancelamento sonoro atual. Assim, cada passageiro pode estar a ouvir uma música diferente em simultâneo, sem a necessidade de utilizar auriculares.
“Os clientes na era da navegação autónoma vão exigir cada vez mais opções de entretenimento personalizado, o que impõe inovações tecnológicas como o Separated Sound System.” Refere Kang-duck Ih, investigador na Hyundai’s NVH Research Lab. “Espero que ao proporcionar aos condutores e passageiros experiências de áudio totalmente independentes e personalizáveis, lhes seja assegurado o mais agradável, divertido e confortável ambiente durante as viagens.”
O gosto musical varia de pessoa para pessoa, o que faz com que durante viagens alguns passageiros utilizem auriculares para isolar o seu audio stream, criando uma barreira social desnecessária que prejudica a interação com outros passageiros. Ao viajar num veículo equipado com tecnologia SSZ, cada passageiro pode emparelhar o seu smartphone via Bluetooth, escolher e ouvir a sua própria música sem interferir com os audio streams dos restantes passageiros.
Quando a tecnologia SSZ está em utilização, o som das chamadas em modo mãos livres também pode ser isolado a passageiros individuais, assegurando a privacidade quando é necessário ter conversas importantes ou particulares em movimento.
Para além disso, esta tecnologia inovadora também pode eliminar sons desnecessários nos campos acústicos dos passageiros, mantendo-os, no entanto, ativos no campo acústico do condutor. Desta forma, os sons de navegação e alertas sonoros ficam audíveis para o condutor, o que o ajuda a estar concentrado e a controlar o veículo. Ao mesmo tempo, o sistema SSZ isola estes sons aos restantes passageiros, o que favorece um ambiente calmo e tranquilo. Este sistema tem particular interesse para condutores que levem uma criança a dormir a bordo.
A tecnologia SSZ está a ser desenvolvida desde 2014 e a sua produção em massa vai iniciar dentro de um a dois anos, altura em que estará pronta para ser instalada nos automóveis.
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