Hyundai IONIQ 5 N estabelece referência para crossover EV na Rampa Internacional de Pikes Peak
A Hyundai Motor Company anunciou hoje que os seus modelos IONIQ 5 N completaram com sucesso a Broadmoor Pikes Peak International Hill Climb (PPIHC) a 23 de junho, estabelecendo um recorde para as categorias Electric Modified e Production SUV/Crossover. Com este sucesso, a empresa superou mais uma vez as expectativas com o seu EV de alto desempenho.
A Hyundai competiu no PPIHC deste ano com dois IONIQ 5 N TA (Time Attack) Specs e um IONIQ 5 N de produção. Os três modelos venceram um percurso desafiante de 20 km (12,42 milhas) que sobe mais de 1.438 metros (4.700 pés) até ao cume de Pikes Peak, enfrentando 156 curvas, condições climatéricas imprevisíveis e condições de elevada altitude que podem afetar tanto os condutores como os veículos.
O IONIQ 5 N TA Spec, conduzido pelo piloto do Hyundai World Rally Dani Sordo, terminou a corrida em 09:30.852 e venceu a classe de exibição. O segundo TA Spec, conduzido por Randy Pobst, terminou a prova em 09:55.551.
O IONIQ 5 N TA Spec foi concebido para realçar os pontos fortes do IONIQ 5 N de produção sem modificações significativas. Para além de uma pequena afinação do software para aumentar a potência máxima do motor (1) e de algumas alterações nas peças de alto desempenho, incluindo novos amortecedores, travões com especificações de competição e pneus slick (2), o TA Spec mantém a maior parte do que o IONIQ 5 N de produção oferece aos clientes habituais.
O modelo de produção do IONIQ 5 N foi conduzido por Ron Zaras, um estreante do PPIHC e personalidade dos media do setor automóvel. Zaras terminou com um tempo de 10:49.267, mostrando as capacidades de liderança do modelo sem modificações.
“Estamos absolutamente entusiasmados com o estabelecimento de um novo recorde em Pikes Peak e com o nosso desempenho global”, afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da Hyundai N e Motorsport na Hyundai Motor Company. “No futuro, tencionamos continuar a tirar partido de atividades desportivas emocionantes, como Pikes Peak, para demonstrar o desempenho superior dos nossos veículos produzidos em série e continuar a desenvolver tecnologia que não só satisfaça as necessidades dos clientes, como também exceda as suas expetativas.”
A excelente corrida do IONIQ 5 N em Pikes Peak sublinha a dedicação da Hyundai N em desafiar continuamente as suas tecnologias de veículos elétricos (EV) para melhorar as suas capacidades de desempenho.
A Hyundai N está empenhada em expandir as possibilidades dos EV de alto desempenho, não só com o IONIQ 5 N de produção, mas também com variantes, como o IONIQ 5 N eN1 Cup Car e o IONIQ 5 N TA Spec. A Hyundai N continuará a lançar modelos com especificações especiais para alargar o horizonte dos desportos motorizados de veículos elétricos.
“O resultado de Pikes Peak deste ano é o culminar de um sonho sonhado por muitas pessoas nos bastidores da Hyundai N”, afirmou Joon Park, Vice-Presidente e Diretor Brand Manager da Hyundai N. “Juntámos os nossos melhores cérebros para criar um tipo de EV de alto desempenho que não existia e hoje confirmamos que esta tecnologia pode ser competitiva mesmo na corrida de subida de montanha mais difícil do mundo.”
A Hyundai Motor competiu pela primeira vez no PPIHC em 1992. Rod Millen venceu a divisão de duas rodas motrizes Showroom Stock com um tempo de 13:21.17, conduzindo um Hyundai Scoupe. Outro momento significativo na história da Hyundai em Pikes Peak foi em 2012, quando um Hyundai Genesis Coupe, conduzido por Rhys Millen, estabeleceu um recorde do percurso de 9:46.164.
1 Os sistemas eléctricos de potência (PE) de alto desempenho do IONIQ 5 N de produção (motores duplos, bateria e inversores de duas fases) são transportados para o TA Spec. A potência máxima do IONIQ 5 N TA Spec foi aumentada através da afinação do software para maximizar o desempenho. Isto foi implementado através do aumento da potência do motor traseiro em 37 cavalos (27 kW).
2 Pneus slick Yokohama ADVAN A005 de 18 polegadas
* Nota: A Hyundai Motor planeou inicialmente competir com quatro veículos (dois IONIQ 5 N TA Spec e dois modelos de produção IONIQ 5 N). No entanto, Paul Dallenbach, que deveria conduzir um IONIQ 5 N de produção, não pôde participar na corrida devido a lesões sofridas durante um treino. Nos testes pré-corrida, Paul alcançou um tempo de percurso certificado de 10:33:86.
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