Hyundai IONIQ 6 lidera o P3 Charging Index 2024 com o primeiro lugar na categoria “premium” e o segundo na geral
A Hyundai reafirmou a sua liderança tecnológica no segmento dos EV com o Hyundai IONIQ 6 a destacar-se no P3 Charging Index 2024, assegurando o segundo lugar geral e o primeiro lugar na categoria “classe premium”. Graças à sua tecnologia de 800 Volt, o streamliner 100% elétrico demonstrou as suas capacidades de carregamento ultrarrápido, recarregando energia suficiente para uma impressionante autonomia de 346 km em apenas 20 minutos.
Nos testes P3 Charging Index, o Hyundai IONIQ 6 também se destacou pelo seu excecional nível de eficiência energética, registando um consumo de apenas 15,5 kWh no ADAC Ecotest, reafirmando assim a grande eficiência do grupo motor propulsor Hyundai. Graças ao seu design extremamente elegante, que resulta num coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21, o Hyundai IONIQ 6 emergiu como o veículo mais eficiente entre todos os modelos testados.
O Índice de Carregamento P3 analisa o comportamento de carregamento entre 10% e 80% do estado de carga (SoC), no qual os veículos elétricos geralmente carregam à velocidade máxima. O índice avalia quantos quilómetros de autonomia real podem ser recarregados em intervalos de 10 e 20 minutos num posto de carregamento rápido, tendo em conta o consumo real medido no Ecoteste ADAC. Para além dos excelentes resultados alcançados no período de 20 minutos (346 km), o Hyundai IONIQ 6 também teve um bom desempenho no teste de 10 minutos, recarregando uns impressionantes 234 km.
Graças à plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group com arquitetura de 800V, o Hyundai IONIQ 6 foi capaz de atingir um pico de mais de 235 kW e uma capacidade média de 193 kW, assegurando um desempenho ótimo mesmo numa longa janela de estado de carga (SoC).
Índice de Carregamento P3
O P3 Charging Index (P3CI), desenvolvido pelo Grupo P3 em 2019, serve como um padrão de referência para comparar o desempenho de carregamento de veículos elétricos (EV). Para a sua sexta edição, o P3 analisou 22 veículos totalmente elétricos – divididos entre as categorias “premium” e “luxo” – incluindo, pela primeira vez, modelos chineses disponíveis na Europa.
O P3CI foi desenvolvido para tornar comparável a velocidade real de carregamento dos EV. Em vez das comparações típicas da potência de carregamento em quilowatts (kW), o P3CI utiliza os dados de consumo dos veículos e as curvas de carregamento para representar o tempo necessário para recarregar a autonomia em quilómetros. O P3CI é derivado do rácio entre a autonomia de carregamento real em 20 minutos e um parâmetro de 300 quilómetros. O valor ideal do P3CI é 1,0, o que corresponde a uma autonomia real de 300 quilómetros em 20 minutos.
O Hyundai IONIQ 6 combina inovação tecnológica e design inspirado no movimento Streamliner da década de 1930. Com um dos coeficientes de resistência mais baixos do mundo para um automóvel de produção (cd de apenas 0,21), o seu perfil fluido e futurista reflete o conceito de “Eficiência Emocional”. A utilização de materiais sustentáveis, tanto no interior como no exterior, sublinha o empenho da Hyundai numa cuidadosa responsabilidade ambiental.
Disponível em Portugal com bateria de 77,4 kWh e tração traseira, o IONIQ 6 oferece um desempenho de topo com uma dinâmica de condução emocionante e um sistema de carregamento ultrarrápido que é reforçado pela arquitetura de 800V, proporcionando até 80% de recarga em apenas 18 minutos. A tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) permite, assim, alimentar dispositivos externos, transformando o automóvel numa espécie de estação de energia móvel.
Baseado na inovadora Plataforma Modular Global Elétrica de 800V (E-GMP) do Hyundai Motor Group, o Hyundai IONIQ 6 estabelece uma nova referência na mobilidade elétrica. O modelo destaca-se pela sua eficiência e desempenho e é uma escolha ideal tanto para o uso quotidiano como para viagens de longa distância.
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