Hyundai IONIQ5 N persegue record elétrico de produção, na categoria SUV/Crossover, na Rampa Internacional de Pikes Park
A Hyundai vai levar ainda mais emoção à 102ª edição da Rampa Internacional de Pikes Peak (PPIHC), a 23 de junho de 2024. Duas unidades do IONIQ 5 N de 650 cv irão perseguir o recorde de SUV/Crossover elétrico de produção, como parte de uma tentativa que inclui quatro automóveis.
“Regressamos à montanha ainda mais fortes, mesmo depois das grandes conquistas no passado, com um SUV elétrico líder no seu segmento, na forma do IONIQ 5 N”, afirmou Till Wartenberg, responsável pela marca N e pelo Motorsport. “A Hyundai possui um historial de testar novas tecnologias e produtos em Pikes Peak, que remonta a 1992, e o IONIQ 5 N traz esse conceito para os automóveis elétricos de alta performance. O IONIQ 5 N de produção irá mostrar o que os clientes podem esperar dos seus veículos”.
Os pilotos dos IONIQ 5 N que irão tentar bater o recorde de SUV/Crossover elétrico de produção são Paul Dallenbach e Ron Zaras. Dallenbach é onze vezes vencedor da PPIHC, e estabeleceu um recorde absoluto em 1993. Zaras é um estreante na PPIHC, e o mais recente membro da equipa. Zaras, uma personalidade dos meios de comunicação social, e antigo executivo da Hoonigan, foi recentemente escolhido para apresentar a história de um entusiasta dos desportos motorizados que se prepara este enorme desafio de competir em Pikes Peak.
“Enquanto fã dos ralis durante toda a minha vida, a Rampa Internacional de Pikes Peak tem sido um evento em que sempre quis participar, desde que vi, pela primeira vez, o filme ‘Climb Dance’ numa ligação à Internet de 56k”, afirmou Zaras. “Por isso, competir aqui, na minha estreia absoluta, com o IONIQ 5 N – com o apoio das excelentes equipas da Hyundai –, é uma honra incrível. Estou entusiasmado por partilhar a minha viagem ao longo do caminho de jovem espetador a concorrente pela primeira vez; por mais desafiante que esse caminho possa ser”.
Adicionalmente, a Hyundai vai estrear uma especificação modificada do IONIQ 5 N para competir na PPIHC antes das ADAC RAVENOL 24 Horas de Nürburgring, a 30 de maio. Dois destes modelos adicionais do IONIQ 5 N serão pilotados por Dani Sordo e Robin Shute. Shute é quatro vezes vencedor à geral, e detentor do título de Rei da Montanha em Pikes Peak. Sordo é um piloto espanhol do Campeonato do Mundo de Ralis da Hyundai Motorsport.
A Hyundai decidiu perseguir o recorde de SUV/Crossover elétrico de produção na PPIHC com um IONIQ 5 N porque este incorpora a capacidade em pista de todos os veículos N de alta performance. O IONIQ 5 N foi testado em temperaturas e locais extremos, tendo sido especificamente desenvolvido e afinado no Nürburgring Nordschleife, para uma melhorada capacidade em circuito. Conta com o apoio de tecnologias como melhorias estruturais, eixos de tração integrados inspirados no Campeonato do Mundo de Ralis, gestão térmica melhorada, travões com afinação N, e uma força de travagem regenerativa de 0,6 g, líder na indústria.
Devido ao rigoroso processo de testes do IONIQ 5 N de série, apenas foram efetuadas pequenas atualizações para cumprir as regras do ponto de vista da segurança. O banco do condutor foi substituído por um banco Recaro Pro Racer SPA Hans. Os cintos de segurança são Sabelt de seis pontos, compatíveis com o HANS. Os bancos traseiros foram removidos, e foram instalados uma “gaiola” de proteção e um sistema de supressão de incêndios.
Em todos os outros aspetos, o IONIQ 5 N que está a ser preparado para Pikes Peak é um IONIQ 5 N de série. No futuro, a pintura vermelha será substituída por uma nova e apelativa decoração Hyundai N.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024