Hyundai e ONU estabelecem parceria para a eletrificação da frota do Programa Alimentar Mundial
Há mais de 60 anos que o Programa Alimentar Mundial (PAM) presta assistência alimentar e ajuda no combate à fome em todo o mundo. Como entidade da Organização das Nações Unidas (ONU), o PAM é a maior organização do seu género e está ativo em 80 países. Todos os anos, a sua equipa mundial trabalha incansavelmente para chegar a todas as pessoas que sofrem de insegurança alimentar causada por conflitos, catástrofes e alterações climáticas. Como uma empresa dedicada ao Progresso pela Humanidade, a Hyundai inspira-se na missão do PAM em utilizar a assistência alimentar como um caminho para a paz e a marca sul-coreana orgulha-se em ser um parceiro no caminho para alcançar os seus objetivos.
Numa missão com menos emissões
Há muitas razões para a insegurança alimentar a nível mundial, sendo as alterações climáticas um dos principais fatores que contribuem para essa insegurança. Desde o início, o PAM tem prestado assistência em áreas afetadas por secas e por outras catástrofes naturais e experienciou em primeira mão os perigos dos gases com efeito de estufa e o seu impacto direto nas colheitas, no acesso aos alimentos e na sua distribuição. Esta é uma das razões pelas quais, de forma a promover o desenvolvimento global sustentável e combater o aumento das emissões, o Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas uniu forças com a Hyundai para promover a transição para a eletrificação nas suas operações humanitárias.
Os veículos que conduzem a mudança
Com uma equipa global de mais de 22.000 pessoas, o PAM depende de uma grande frota de veículos, a maioria dos quais com motores de combustão convencionais. Como primeiro passo para uma mudança gradual da dependência dos combustíveis fósseis, a Hyundai está a introduzir os seus veículos elétricos na frota da ONU. No total, a Hyundai está a doar oito IONIQ 5 para utilização em operações-chave em seis escritórios globais do PAM em países em desenvolvimento. Os veículos 100% elétricos doados serão utilizados para apoiar missões críticas e demonstrar o seu potencial para concluir missões com sucesso em operações humanitárias internacionais.
Jaehoon Chang, Diretor Executivo da Hyundai, afirmou: “Esta parceria é a prova da liderança da Hyundai na tecnologia de veículos elétricos e do nosso compromisso inabalável em causar um impacto positivo na humanidade. Ao fornecer os nossos veículos IONIQ 5 de última geração e apoiando-os com as infraestruturas necessárias, orgulhamo-nos de contribuir para a missão crítica do Programa Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas de combater a fome no mundo de forma sustentável.”
Postos de carregamento onde mais são necessários
Mesmo a mais moderna frota de veículos 100% elétricos não é nada sem postos de carregamento adequados e facilmente acessíveis. Para facilitar a transição do PAM para uma mobilidade livre de emissões, a Hyundai não está apenas a fornecer oito IONIQ 5, mas também a doar fundos para o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento de veículos elétricos nos escritórios do PAM onde os veículos são instalados.
Ao investir no desenvolvimento de uma infraestrutura de carregamento de veículos elétricos diretamente na base das operações, o PAM pode integrar e operar de forma mais eficiente os veículos nas suas missões diárias. A combinação do fornecimento de veículos elétricos juntamente com a rede de carregamentos necessária, está a ajudar a criar um ecossistema completo que apoia a transição do PAM para soluções de mobilidade mais sustentáveis e a atingir os seus objetivos de neutralidade de carbono. A mudança para uma frota e uma infraestrutura amigas do ambiente faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) do PAM, que visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, diminuindo o consumo e a dependência de combustíveis fósseis. O envolvimento e a contribuição contínua da Hyundai ajudarão a acelerar este programa e a mostrar o potencial dos veículos elétricos em ambientes desafiantes e em diversos contextos globais.
Cindy McCain, Diretora Executiva do PAM, afirmou: “A parceria do Programa Alimentar Mundial com a Hyundai representa um salto significativo em direção aos nossos objetivos de sustentabilidade. Esta colaboração irá melhorar a nossa eficiência operacional e reduzir a nossa pegada ambiental, permitindo-nos servir melhor os necessitados”.
Poder da eletrificação para os cidadãos
Para a Hyundai, o “Progresso pela Humanidade” e a mobilidade são indissociáveis. A parceria com o PAM sublinha o compromisso da marca sul-coreana em se tornar líder global em mobilidade elétrica e em levar a tecnologia onde quer que seja necessária. Juntamente com o PAM, a Hyundai mostrou que os veículos elétricos são uma alternativa fiável aos motores convencionais e que podem contribuir diretamente para tarefas humanitárias, levando a um maior progresso social e ambiental. E porque a mobilidade elétrica é um campo vasto e diversificado, o seu potencial para chegar e melhorar a vida das pessoas é ilimitado.
Na direção certa
A parceria da Hyundai com o Programa Alimentar Mundial (PAM) assinala a segunda cooperação significativa da marca com uma entidade da Organização das Nações Unidas e segue-se à colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), onde a Hyundai realizou uma campanha de crowdsourcing que reuniu informações de várias partes interessadas a nível mundial para derivar e concretizar soluções para vários desafios sociais. Através destas iniciativas estratégicas, a Hyundai pretende avançar e acelerar a transferência de conhecimentos e abordar questões críticas de hoje e de amanhã. O compromisso contínuo para com o progresso sustentável reflete a visão mais ampla da marca sul-coreana em criar um futuro melhor para toda a humanidade.
A parceria oficial foi sublinhada com a assinatura de um Acordo de Parceria entre a Hyundai Motor Company e o Programa Alimentar Mundial. O evento cerimonial, que contou com a presença de representantes-chave de ambas as organizações, estabeleceu as bases para iniciar uma jornada transformadora em direção à mobilidade sustentável em operações humanitárias.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024