Hyundai lança primeiro modelo com sistema de carregamento solar
O sistema de carregamento solar eco-friendly carrega a bateria da viatura, durante a condução, utilizando painéis solares. O sistema de carregamento solar melhora a eficiência do combustível, evita a descarga da bateria e reduz as emissões de CO2. Com esta tecnologia, 30% a 60% da bateria da viatura consegue ser carregada através da energia solar.
A Hyundai lança o primeiro modelo com um sistema de carregamento solar incorporado no tejadilho da viatura. Esta inovadora tecnologia irá fornecer às viaturas a energia elétrica adicional, além de aumentar a eficiência de combustível e o alcance na condução.
O sistema de carregamento solar através do tejadilho da Hyundai vai ser apresentado no Novo Hyundai Sonata Hybrid. Este sistema suporta a fonte de energia elétrica da viatura, melhora a eficiência de combustível e reduz as emissões de CO2.
Futuramente, a Hyundai irá estender a tecnologia aos restantes modelos da sua gama. Esta é a mais recente aplicação de uma solução inteligente desenvolvida pela Hyundai, permitindo à indústria da mobilidade aproximar-se de um futuro ainda mais sustentável.
“A tecnologia de carregamento solar através do tejadilho é o exemplo de como a Hyundai se está a tornar num fornecedor de mobilidade limpa. Esta tecnologia permite que os clientes tenham um papel ativo na questão das emissões”, afirma Heui Won Yang, Vice-Presidente da Hyundai.
“Estamos a esforçar-nos para expandir a tecnologia a outros modelos da gama, incluindo automóveis com motor de combustão.”
Sistema de carregamento solar Hyundai
O sistema de carregamento solar inclui uma estrutura de painéis solares de silício, colocados no tejadilho da viatura. Esta tecnologia permite que 30% a 60% da bateria da viatura seja carregada, através da energia solar, mesmo durante a condução. Com 6 horas de carga diária, prevê-se que aumente a distância da viagem dos condutores em mais de 1.300 Km, anualmente.
O sistema é composto por um painel solar e um controlador. A eletricidade é gerada quando a energia solar ativa a superfície do painel, convertendo então esta energia através da utilização de fotões de luz provenientes do sol. Ao entrarem em contacto com os painéis, os fotões transferem a sua energia para os eletrões presentes nos átomos de silício forçando a sua deslocação. Este fenómeno denomina-se “efeito fotovoltaico”.
A eletricidade deste processo é convertida na voltagem de padrão pelo controlador, depois da bateria ser armazenada. A Hyundai teve em consideração não apenas a eficiência nas também o design, enquanto desenvolvia o sistema de carregamento solar.
Através do tejadilho atualmente desempenha apenas um papel de apoio, e deixa em aberto a possibilidade de futuramente, as viaturas não precisarem de combustíveis fósseis para se movimentarem.
Notícias Relacionadas
Hyundai TUCSON: o SUV compacto mais vendido da Europa ficou ainda melhor
18 Novembro, 2024